Homenagem ao Resistente Antifascista Adalberto Videira, na Guarda

Actividade > Notícias

homenagem_a_adalberto_videira_maio_08_005Adalberto Videira, falecido em Setembro de 2007, membro da URAP e do PCP, foi homenageado na cidade de Pinhel no dia 17 de Maio. Uma sessão pública, da qual foi orador José Casanova, que fez uma evocação de Adalberto de Adalberto Videira como lutador pela liberdade.

Participaram na homenagem (Sessão e romagem ao cemitério), mais de 120 pessoas, camaradas e amigos do homenageado, entre eles vários sócios da URAP e pessoas oriundas de vários quadrantes políticos e representantes de diversas entidades e associações.

Diversas intervenções destacaram que Adalberto Videira era um cidadão que se bateu contra a repressão e que durante toda a sua vida lutou por um ideal de sociedade onde a liberdade e a justiça social fossem valores assumidos em prol do bem-estar da população. Também foi salientado que a estatura humana de Adalberto Videira o levou a empenhar-se na ajuda a muitos cidadãos que precisaram, em determinados momentos, de apoio e solidariedade em questões de vária índole, desde o apoio à passagem clandestina da fronteira do País, ou como conseguir a prestação de cuidados de saúde.

No cemitério, onde foi depositada uma coroa de flores na sepultura de Adalberto Videira, o Professor José Vaz fez uma breve referência ao percurso político, associativo, cívico e humano do homenageado.