Comemorações 70º aniversario da Despedida das Brigadas Internacionais

Actividade > Notícias

brigadas_internacionaisA Associação dos Amigos das Brigadas Internacionais (AABI) organizou, nos dias 24 e 25 de Outubro de 2008, as comemorações do 70º Aniversário da "Despedida das Brigadas Internacionais em Barcelona". Dolores Ibarruri, "La Pasionaria", naquela ocasião, usando da palavra disse:
"Camaradas das Brigadas Internacionais! Razões políticas, razões de estado, a saúde dessa mesma causa pela qual vós oferecestes o vosso sangue com uma generosidade sem limites, vos faz voltar, uns à vossa Pátria, outros à emigração forçada.[...]

[...]Podeis marchar orgulhosos. Sois a história, sois a lenda, sois o exemplo heróico da solidariedade e da universalidade da democracia [...] Não vos esqueceremos; e quando a oliveira da paz florescer, entrelaçada com os louros da vitória da República Espanhola, regressem!"

A URAP enviou à AABI a seguinte saudação:

«Numa altura em que se vivem momentos muito graves, de angústia e insegurança, saudar e recordar os BRIGADISTAS que, de vários pontos do mundo lutaram lado a lado com os patriotas de Espanha é uma obrigação e um dever de todos os que defendem os grandes valores democráticos e humanos.

Nós portugueses, que também vivemos 48 anos de fascismo, esforçamo-nos para que ninguém esqueça esses negros anos e para que as novas gerações conheçam o que foi a Resistência dos que, pelo seu amor à Liberdade, nunca desistiram da luta com a confiança no futuro.

Saudar as Brigadas Internacionais, exultar o exemplo de coragem e de solidariedade que os Brigadistas nos legaram».