Resistência: o novo boletim da juventude antifascista

Actividade > Notícias

logotipo urapA URAP tomou a iniciativa de, no ano em que se comemoram os 35 anos do 25 de Abril, lançar um Boletim direccionado para os jovens portugueses.

Procuramos com este jornal agitar as consciências e falando sobre o presente relembrarmos a história. Acreditamos que através do conhecimento do passado, mais jovens se mobilizarão para as lutas do presente. (vê aqui o boletim )


Neste jornal damos-te a conhecer a origem e papel da URAP na actualidade. Falando da história da associação dar-te-emos conta da sua importância nos dias de hoje.

Podes ler duas entrevistas, a primeira feita a José Pedro Soares, dirigente da URAP e activista da luta antifascista. Nesta entrevista falaremos sobre a forma como os jovens resistiam ao fascismo antes do 25 de Abril. A outra entrevistada é Diana Simões, uma jovem "no presente". A Diana é membro da Associação de Estudantes da Escola Secundária Leal da Câmara, em Sintra. Na segunda entrevista vamos abordar as lutas que os jovens hoje travam em defesa dos seus direitos.

Como diz o lema do nosso jornal: "Abril é um património para o futuro!" Futuro este que com a luta de todos, mas em especial dos jovens, será um Abril Novo.

Por fim, fazemos-te um convite, junta-te à URAP e participa nas suas actividades. Nós desenvolvemos inúmeras iniciativas e organizamo-nos em núcleos um pouco por todo o país. Como diz a música "Sem eira nem beira" (dos Xutos&Pontapés) é preciso "Conseguir encontrar mais força para lutar", é este o repto que te deixamos.