Homenagem aos Tarrafalistas

Actividade > Notícias

img_1214Realizou-se no Sábado, dia 13 de Março de 2010, pelas 11h, a Romagem / Homenagem aos heróicos Tarrafalistas, no Cemitério do Alto de S. João, em Lisboa.


img_1230A cerimónia contou com a participação de cerca de 3 centenas de antifascistas, destacando-se em particular a representação dos Núcleos da URAP do Seixal, Barreiro, Setúbal, Lisboa, Amadora, Stª Iria da Azóia e representantes das Autarquias do Seixal, Barreiro, Peniche, e o vereador da CDU em Lisboa. 




img_1245A Homenagem contou com o desfile dos antifascistas presentes, desde a entrada do Cemitério do Alto de S. João até ao Mausoléu, tendo sido colocadas várias coroas, palmas e ramos de flores, assim como as faixas identificativas dos núcleos locais, junto ao monumento dos Tarrafalistas, que se encontrava enquadrado pela bandeira Nacional e pela bandeira da URAP.



img_1224A abertura da cerimónia e a apresentação foi efectuada pelo dirigente da URAP, David Pereira, tendo seguidamente o actor Carlos Paiva, declamado o poema intitulado "LIBERDADE" de Paul Eluard.





img_1228Encarnação Raminho proferiu uma intervenção sobre a visita guiada ao Campo do Tarrafal, efectuada em Maio de 2009, seguindo-se a leitura da carta de um Tarrafalista, extraída do livro "O tempo das Giestas" de José Casanova.

Foi lida uma saudação sobre o evento, enviada pela DORL do PCP.



img_1239A finalizar a cerimónia o Coordenador Nacional da URAP, Aurélio Santos, proferiu breves palavras sobre o tema da sessão, tendo a mesma sido encerrada após "Vozes ao Alto" ter sido cantada em uníssono pelos presentes, seguida da "Grândola" e do "Hino Nacional".

 



Intervenção de Encarnação Raminho, membro do Conselho Directivo da URAP

Intervenção de Aurélio Santos, coordenador da URAP