Núcleo de Santa Iria visita Ribatejo da Resistência

Actividade > Notícias

ribatejo_da_resistencia_santa_iria_2O núcleo da URAP em Santa Iria de Azóia, levou a efeito a sua 7ª Visita Guiada, desta vez à região do Ribatejo, naquilo que designou por "Ribatejo da Resistência" - Coruche, Couço e Alpiarça. Pretendia esta iniciativa, realizada no passado dia 15 de Maio, homenagear a corajosa luta do campesinato e trabalhadores rurais da região, no tempo da ditadura, lembrando os seus heróis e combatentes. Ao mesmo tempo, associando a esta faceta o progresso conseguido desde o 25 de Abril, fruto da implantação de um poder local democrático e da luta das populações.

ribatejo_da_resistencia_santa_iria_4O núcleo teve o grato prazer de contar com a presença do coordenador da URAP, Aurélio Santos, convidado para o efeito. Participaram 28 pessoas que viajaram em autocarro cedido pela Junta de Freguesia de Santa Iria de Azóia.
A visita teve o seu início na Vila de Coruche para um pequeno almoço e um encontro com o companheiro que nos introduziu uma breve panorâmica histórica do que se iria seguir. Chegados ao Couço, fomos recebidos por uma delegação composta por dois antigos lutadores antifascistas e dirigentes locais do PCP e por uma jovem autarca da freguesia. Junto com estes amigos, fizemos uma emocionante visita a locais onde se desenrolaram algumas das etapas da luta dos trabalhadores do Couço, pelo pão e pela liberdade! O circuito terminou junto ao Monumento ao Povo do Couço, onde foi colocada uma coroa de flores de homenagem do núcleo ao povo e aos antifascistas da vila. Seguiu-se um delicioso almoço/convívio nas instalações do Centro de Trabalho do PCP, ele próprio um símbolo da luta deste povo. Foram feitas diversas saudações e trocadas lembranças, num ambiente fraterno e de esperança no futuro! À tarde, rumámos a Alpiarça. Durante o percurso, foram lidos excertos de um documento histórico contendo factos e datas de inúmeras lutas desencadeadas na região, antes do 25 de Abril. À chegada, éramos aguardados no cemitério local, por dezenas de pessoas, entre as quais o Presidente da Câmara e diversos representantes de associações locais, para uma sentida romagem ao túmulo do grande antifascista Álvaro Brasileiro, falecido há um ano. Aí, foram feitas diversas intervenções, tendo Aurélio Santos, em nome da URAP, enaltecido o contributo indispensável daquele lutador, à causa da liberdade e do progresso do povo português. Foi também colocada uma coroa de flores, por parte do núcleo.

ribatejo_da_resistencia_santa_iria_1Passando à visita, propriamente dita, destacamos a ida ao Museu-Casa de José Relvas (Museu dos Patudos), figura destacada do movimento republicano, que doou todo o seu património à vila de Alpiarça. Foi um momento de largo interesse, do ponto de vista cultural e também histórico, proporcionado pela responsável do Museu. A visita a Alpiarça findou com um lanche/convívio, proporcionado pela Câmara Municipal, sendo as despedidas feitas no edifício da autarquia. Da parte desta, o vice-presidente saudou os visitantes, tendo o nosso companheiro Aurélio Santos agradecido e saudado a autarquia pelo apoio concedido. Também foram trocadas lembranças. No regresso, foi efectuada uma iniciativa de fundos para a URAP, que como sempre teve uma boa participação. O resto da viagem decorreu em alegre e participado convívio.