Delegação de Setúbal da URAP comemora o Centenário da Revolução Republicana

Actividade > Notícias

almoco_setubal_republica.jpgA delegação da URAP em Setúbal, no âmbito das comemorações do 5 de Outubro, promoveu no dia 2 de Outubro um almoço comemorativo pelo Centenário da Revolução Republicana. A este evento de tão elevado significado político, na história da luta do Povo Português por um Portugal Democrático e em que os trabalhadores e os democratas de Setúbal, tiveram sempre parte activa, compareceram cerca de 150 pessoas, entre sócios e amigos da URAP.

Na Mesa que presidiu à sessão constava Américo Leal em nome da delegação de Setúbal,. Macaísta Malheiros - Governador Civil de Setúbal, Ricardo Jorge Oliveira - Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Setúbal, Eusébio Candeias em representação da Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Encarnação Raminho da Direcção Nacional da URAP, Álvaro Dias e Maria Helena Dias, lutadores e antifascistas de longa data, todos sócios da URAP, Helena Freitas, neta de um tarrafalista e o conferencista Silvestre Lacerda - Director da Direcção Geral da Arquivos, na Torre do Tombo.

Para falar sobre o Centenário da Revolução Republicana, sobre os factos históricos que levaram ao derrube da Monarquia e à implantação da República, usou da palavra - Silvestre Lacerda, actual Director da Torre do Tombo, numa brilhante e esclarecedora intervenção.

Na sala do restaurante onde foi servido o almoço, encontrava-se uma exposição alusiva à efeméride, cedida pela Câmara Municipal de Setúbal.