Homenagem a Dias Lourenço

Actividade > Notícias

dias_lourenco.jpgA URAP e a Câmara Municipal de Peniche irão promover uma Homenagem a Dias Lourenço por ocasião dos 56 anos da sua fuga do Forte de Peniche , protagonizada a 18 de Dezembro 1954 . A iniciativa terá lugar a 18 de Dezembro, Sábado, às 15h00 no Salão Nobre do Forte de Peniche . Contará com a participação de António José Correia , Presidente da CM Peniche , e de Aurélio Santos , Coordenador do Conselho Directivo da URAP . Convidamos todos os sócios e amigos a estarem presentes. Para mais informações (nomeadamente organização de transportes), deve contactar-se a sede da URAP.

"António Dias Lourenço protagonizou na noite de 18 de Dezembro de 1954 uma espectacular fuga solitária da cadeia do Forte de Peniche, consumada a partir do segredo da célula disciplinar instalado na parte do Forte conhecido pelo "redondo", para depois se lançar ao mar.

O sucesso da fuga de António Dias Lourenço perdura como um exemplo de determinação e de vontade inquestionável de voltar à luta antifascista. "