Constituição da República em debate promovido pelo Núcleo da URAP de Santa Iria da Azoia

sessao_constituicao_urap_s_iria2012s.jpgRealizou-se no passado dia 31 de Março uma sessão evocativa do 36º aniversário da Constituição da República, promovida pelo núcleo da URAP, com o apoio da sociedade 1º de Agosto SantaIriense e da Junta de Freguesia.

A sessão contou, como orador convidado, com o dr. Levy Baptista, Presidente da AG da URAP. Na mesa estavam também, Luis Figueiredo e Diamantino Torres do núcleo da URAP , Vitorino Delgado, presidente da Sociedade 1º de Agosto e Ernesto Costa, presidente da Junta de Freguesia de Santa Iria de Azóia.

A sessão decorreu no salão daquela colectividade e nela estiveram presentes cerca de 40 pessoas, num animado e interessante debate sobre as origens históricas da Constituição de Abril e das perspectivas actuais da sua aplicação em face das revisões que sofreu.

O estado actual dos direitos, liberdades e garantias, a situação económica e social do país, em face das políticas agressivas em curso contra os interesses dos trabalhadores e das populações foram temas centrais no debate.

Os ataques à liberdade sindical, em que foram salientadas situações de semi-clandestinidade nas empresas, as tentativas de destruição do poder local democrático, a situação das mulheres, entre outros, foram dos aspectos mais tratados nas diversas intervenções.

No final, foram feitos apelos à adesão à URAP e à contribuição voluntária para o seu reforço financeiro. Alguns materiais editados pela associação também foram distribuídos a todos os presentes.