Núcleo de Setúbal promove iniciativas de celebração do 25 de Abril

monumento_resistentes_setubal.jpgO "Ciclo de Cinema de Abril", que decorreu entre 9 de Abril e 3 de Maio, no cinema Charlot de Setúbal, foi um dos pontos altos das comemorações do 25 de Abril em Setúbal de 2012. Em cooperação com a Câmara Municipal de Setúbal e Junta de Freguesia de S. Sebastião, foram exibidos filmes como "A Sombra dos Abutres", de Leonel Vieira; "Cinco Dias Cinco Noites", de Fonseca e Costa; "Sinais de Fogo", de Luís Filipe Rocha; "Capitães de Abril", de Maria de Medeiros; "48", de Susana de Sousa Dias; e "Significado", de Tiago Pereira.



Inicialmente destinados à população sénior, os filmes foram vistos por um grande número de jovens e comentados por Manuel Araújo, Américo Leal e Domingos Abrantes.

A Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia de S. Sebastião deram apoio logístico, presentearam os participantes com cravos e serviram um moscatel de Setúbal.

As habituais sessões de esclarecimento nas Escolas Básicas e Secundárias foram igualmente mais uma forma de comemorar Abril. Este ano a URAP realizou 37 sessões em 73 turmas, envolvendo mais de 1000 alunos.

Os orientadores e os professores recorreram ao DVD "32 Anos 32 Perguntas", do Centro de Documentação do 25 de Abril da Universidade de Coimbra, e contaram com a participação dos membros da direcção da Delegação de Setúbal da URAP Américo Leal, Francisco Lobo, Victor Zacarias, Jacinto Artur, Pedro Soares e Luís Matos.

Como convidados da URAP, intervieram nas sessões Odete Santos, Catarina Pereira, Eduardo Vieira, Luís Leitão, José Godinho, Aranha Figueiredo, Augusto Flor, Valdemar Santos e Regina Marques.

25abril2012_stb_comemoracoes_oficiais.jpgNo dia 25 de Abril, a delegação de Setúbal da URAP esteve presente nas comemorações institucionais do Município de Setúbal e da Junta de Freguesia de S. Sebastião. A presidente da Câmara, Maria das Dores Meira, o vereador Manuel Pisco, o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, e Ana Pato, da direcção da URAP, falaram aos presentes, nomeadamente antes da prova de atletismo e na cerimónia de deposição de flores junto do Monumento aos Resistentes.

Ver intervenção da URAP