URAP integra CNP do 18º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes

logo 18 FMJEEstá constituído o Comité Nacional Preparatório (CNP) Português do 18º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes.

Este ano, realiza-se o 18º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), no Equador, entre 7 e 13 de Dezembro, sob o lema “A Juventude unida contra o Imperialismo, por um mundo de Paz, Solidariedade e transformação social!”

Este Festival, que existe desde 1947, tem sido, historicamente, um grande momento de promoção dos valores da Paz e da Solidariedade entre os Povos, juntando jovens de todo o mundo que lutam em defesa dos direitos dos trabalhadores, dos povos e da juventude, contra a guerra, as ocupações, ingerências e ataques à soberania dos países, exigindo desde a sua primeira edição a derrota do Imperialismo.

Sobre a marcação do FMJE


A última edição do Festival, em 2010, na África do Sul, reuniu mais de 15 mil jovens oriundos de 126 países. Este Festival é preparado em todo o mundo pelos Comités Nacionais Preparatórios que o divulgam e promovem os seus valores e princípios, constituindo as delegações de jovens que nele participam.

No dia 12 de Abril reuniram na sede do Conselho Português para a Paz e Cooperação, várias Organizações juvenis que constituíram o CNP Português. Esta reunião teve como objectivo criar o primeiro grupo de Organizações constitutivas do CNP de 2013 que, a partir de agora, terá condições para se alargar o máximo possível a todos os grupos informais, organizações e associações que tenham ligação à juventude e partilhem dos valores e princípios do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, procurando abranger os vários âmbitos da realidade da juventude portuguesa e todo o território nacional.

O CNP português pretende dar expressão ao movimento juvenil português nas suas mais variadas formas de organização, à luta da Juventude, contra o Imperialismo e pelos direitos conquistados com o 25 de Abril, como o direito à Educação pública gratuita, democrática, de qualidade e para todos, o direito ao trabalho com direitos, à criação e fruição cultural, ao desporto para todos, à habitação, pelo direito da Juventude portuguesa a viver no seu país com condições dignas de vida, pelo cumprimento das aspirações da Juventude.

No âmbito do Comité Nacional Preparatório e da divulgação do FMJE, será realizado como momento alto deste processo, um grande Acampamento pela Paz, em Avis, de 26 a 28 de Julho de 2013, bem como inúmeras actividades por todo o país organizadas pelo CNP e pelas organizações que o constituem.

O Comité Nacional Preparatório português é neste momento constituído pelas seguintes Organizações:

CPPC – Conselho Português para a paz e Cooperação
Associação Projecto Ruído
Ecolojovem “Os Verdes”
Interjovem/CGTP-IN
JCP – Juventude Comunista Portuguesa
Banda dos Bombeiros Voluntários de S. Paio de Antas – Esposende
Associação Amizade Portugal-Cuba
Associação “Os Pioneiros de Portugal”
Associação de Estudantes da Escola Secundária José Afonso (Seixal)
Associação ACTUA
URAP - União dos Resistentes Antifascistas Portugueses
MDM - Movimento Democrático de Mulheres
Teatro Fórum de Moura