XVI Congresso da FIR

LOGO FIR   XVI Congresso da FIR decorreu em Sofia (Bulgária)

Decorreu nos passados dias 5 e 6 de Outubro, em Sofia, capital da Bulgária, o XVI Congresso da FIR, a Federação Internacional de Resistentes – Associação Antifascista, de que é membro a URAP.

O Congresso, que contou com a presença de 45 delegados de vários países europeus, debateu a actividade da FIR nos últimos três anos bem como a actualidade internacional, com destaque para os temas da luta antifascista e a luta pela paz. A URAP fez-se representar pelos membros do Conselho Directivo, José Pedro Soares, ex. preso político, e por Ivo Serra.Cong. FIR 13

Das diferentes intervenções resultou a percepção comum de que a FIR é fundamentalmente suportada pela actividade das suas organizações filiadas no contexto de cada país bem como pelo contacto regular entre estas.

Destaque para o regresso de duas organizações ao seio da FIR – a Associação dos Combatentes pela Liberdade da República Checa e a ANPI, Associação Nacional de Cong. FIR 1Partizans Italianos – bem como para a excursão organizada pela União Antifascista da Bulgária, que levou os delegados ao local de nascimento e ao túmulo de Georgi Dimitrov, militante comunista, dirigente da III Internacional e resistente antifascista, que há precisamente 80 anos enfrentou em Leipzig o nazi-fascismo alemão, no contexto do célebre processo movido contra os comunistas búlgaros e alemães após o incêndio do Reichstag, em Fevereiro de 1933.