Assembleia Geral da URAP faz balanço da actividade e traça metas

agurap2014 1Os contactos com alunos e professores de escolas através de encontros e colóquios para divulgação do período fascista e da luta desenvolvida até ao 25 de Abril tem sido uma constante na actividade da URAP

Quem o diz é a coordenadora da organização, Marília Villaverde Cabral, que encerrou a Assembleia Geral Ordinária realizada dia 22 de Fevereiro passado, em Lisboa, na Biblioteca-Museu República e Resistência.

Convocada para apreciação e votação do Relatório de Actividades do ano 2013 e apreciação e votação do parecer do Conselho Fiscal sobre o Relatório de Contas do mesmo ano, a assembleia, dirigida pelo presidente da Assembleia Geral, Levy Baptista, traçou ainda os pontos principais que vão reger a actividade futura.


"O Conselho Directivo considera (...) que para além da participação nas Comemorações Populares, a URAP deverá ter uma actividade própria, nestes 40 anos da Revolução de Abril.

agurap2014 5"Assim, vamos ter uma exposição para as escolas e outras organizações que nos solicitem. Estamos também a trabalhar para uma iniciativa que terá lugar no dia 15 de Março, pelas 15:30 horas, no Auditório da Escola Luís de Camões. Haverá momentos de poesia, de canto e de música. Apelamos para a vossa presença e para que a divulguem. Queremos que seja digna do 40º aniversário da nossa revolução", disse Marília Villaverde Cabral.

Coube a Encarnação Raminho, membro da direcção, fazer um apanhado geral da actividade da URAP em 2013. Salientou a romagem ao Mausoléu dos Resistentes Antifascistas Mortos no Tarrafal, no cemitério do Alto de S. João, em Lisboa; a homenagem promovida pela autarquia de Vila Franca de Xira ao tarrafalista Josué Romão Martins, em Alverca; a celebração do 97º aniversário de José Barata, último marinheiro tarrafalista vivo da Revolta dos Marinheiros, de 1936, e a representação da URAP no 77º aniversário da Revolta dos Marinheiros comemorado no Feijó, Almada.
Ao mesmo tempo, a URAP elaborou e distribuiu uma brochura intitulada "Tarrafal Nunca Mais".
Organizou ainda palestras e sessões evocativas do 25 de Abril nas escolas secundárias, como já foi referido, que contaram com a participação de ex-presos políticos e outros resistentes antifascistas. A esta actividade de grande importância juntaram-se sessões sobre o centenário do nascimento do herói da resistência Álvaro Cunhal.
A URAP fez uma 2ª renovação da assinatura do Protocolo de Colaboração com a Câmara Municipal de Peniche, em que consta o projecto "Memorial aos presos políticos, encarcerados no Forte de Peniche". Actualmente está patente no forte uma exposição, durante um ano, em que se podem ver o nome dos presos que ali passaram durante o fascismo. A exposição foi já visitada por muitas escolas e núcleos da URAP.
Esteve presente no acampamento "Juventude pela Paz", em Avis, e integrou a Comissão Nacional Portuguesa do 18º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, em Quito, Equador.
Comemorou o 40º aniversário do III Congresso da Oposição Democrática de Aveiro, com o lema "O Portugal de Ontem e de Hoje nas Comemorações do III Congresso de Aveiro".
Participou no XVI Congresso da FIR, em Sófia, Bulgária, com a presença de dois dirigentes.
Organizou ainda uma sessão de homenagem à antifascista Maria Isabel Aboim Inglês.

agurap2014 3Usaram ainda da palavra Luís Figueiredo, sobre as actividades do núcleo de Santa Iria da Azóia; Maria José Ribeiro, sobre o trabalho do núcleo do Porto; Ivo Serra, sobre a participação na reunião do XVI Comité Executivo da FIR; Ana Pato, sobre o boletim da URAP e a página na Internet; Diamantino Torres, sobre pagamento de quotas e actualização do seu valor face à maior actividade da organização; Ercília Talhadas sublinhou a importância de homenagear os resistentes e Celestina Leão fez referência à discriminação de que eram alvo as crianças filhas de presos políticos.

Na Assembleia Geral participaram cerca de 40 pessoas. O Relatório de Contas foi lido por Diamantino Torres, do Conselho Fiscal, na ausência do presidente, Álvaro Almada Contreiras.