Município do Seixal promove "25 de Abri de 1974 - a Revolução da Liberdade 40 anos depois"

concurso seixal 2O Município do Seixal lançou um projecto denominado "25 de Abri de 1974 - a Revolução da Liberdade 40 anos depois", no qual participaram crianças e jovens das escolas do ensino básico da rede pública, através da apresentação de 14 trabalhos em áreas diversas como a literatura, a história, as artes ou a multimédia.

Para apreciar o projecto/concurso foi criado um júri composto por quatro técnicos da Câmara Municipal (Divisão de Biblioteca, Divisão de Acção Cultural, Divisão de Projectos Educativos e Acção Social Escolar, Divisão de Produção de Conteúdos), pelo professor representante do ensino básico no Conselho Municipal de Educação do Seixal e por Marília Villaverde Cabral, em representação da URAP.

 

concurso seixa 1Com os trabalhos, cada concorrente entregava também preenchido um questionário sobre o 25 de Abril, destinado a dar a conhecer melhor a história deste importante acontecimento.

O júri realça "o envolvimento da família nalguns dos trabalhos apresentados, nomeadamente os poemas e as histórias em que os pais e os avós foram chamados a colaborar".

"O 25 de Abril tem um discurso oficial sobejamente conhecido de todos, mas sendo uma data tão importante para o povo português, cada família tem uma vivência, uma história e por conseguinte uma percepção única e diferente desta data que pode ser transmitida às gerações mais novas", afirma o documento.

Ao mesmo tempo, salienta ainda o júri, "as mensagens de preocupação sobre a actual situação do nosso país e a sua ligação aos valores do 25 de Abril demonstram que crianças, jovens, famílias e professores não estão alheios à realidade em que vivemos".

No projecto/concurso participaram cinco escolas num total de 238 alunos e 18 professores. Todos os 14 trabalhos colectivos foram premiados, numa sessão que decorreu dia 3 de Maio na Biblioteca Municipal – Qta. dos Franceses.