Viagem da resistência a Oradour-sur-Glane, cidade massacrada

Oradour-sur-Glane3Após a passagem da Tocha da FIR- Federação Internacional de Resistentes por Portugal e incluída ainda nas comemorações do 70º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a URAP organiza uma viagem a França, à cidade-museu de Oradour-sur-Glane, vítima de massacre do exército nazi, entre 29 de Maio e 2 de Junho de 2015.

As ruínas foram mantidas por ordem do Governo francês, como símbolo da barbárie nazi e classificadas pela UNESCO como património mundial.

O massacre de Oradour-sur-Glane resultou de um ataque, em 10 de Junho de 1944, da Terceira Companhia do Primeiro Batalhão de Regimento Der Führer contra a população indefesa da localidade, situada a cerca de 20 quilómetros a noroeste de Limoges. O massacre provocou 642 mortes numa população de pouco mais de mil pessoas.

 


Foi considerado a maior chacina de civis Oradour-sur-Glane2cometida em França pelo exército alemão. Cento e noventa homens foram metralhados, 245 mulheres e 207 crianças metralhadas e queimadas numa igreja, a maior parte dos edifícios destruídos, deixando a comunidade em ruínas.

Para além da zona de Limoges, a viagem que a URAP promove estende-se, nomeadamente, à capital, Paris, e à região dos Castelos do Loire.

 

.......

 

Para inscrições e mais informações contactar a  URAP
213 576 083 (entre as 14h e as 17h de 2ª a 6ª feira)
960 448 337 ou 914 891 139 (a qualquer hora)
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

......

 

Programa:

 

1º Dia- Lisboa/ Paris/ Oradour-sur-Glane/ Limoges


centre memoireComparência no aeroporto em hora a determinar, para entrega da documentação por um responsável da Admédic Tours. Partida no voo directo TP 436, pelas 06h45 com destino a Paris. Chegada prevista para as 10h10 e transfer para Limonges.
Paragem na cidade de Oradour-sur-Glane, famosa por ter sido o local de um dos maiores massacres cometidos pelos soldados nazis durante a II Guerra Mundial. Chegada e almoço em restaurante local. Durante a tarde, visita guiada ao museu de Oradour "Centro da memoria".
Continuação para Limoges . Chegada e jantar em restaurante local.
Instalação no hotel Mercure Royal Limousin 4* e alojamento.



2º Dia - Limoges/ Castelo de Amboise/ Clos Lucé / Blois

 

chateau-amboiseApós o pequeno-almoço no hotel. Partida para Amboise, no coração da antiga província de Touraine.
Almoço em restaurante local (durante percurso). Chegada e visita do Castelo que se situa-se sobre uma planície nas margens do Loire. Serviu de residência a vários reis, tornando-o num lugar de eleição para o poder e a vida intelectual e mundana da época. Para além dos aposentos reais, é também célebre pela sua Capela de Saint-Hubert, obra-prima da arquitectura gótica flamejante, onde se encontra o túmulo de Leonardo da Vinci. Visita guiada do Castelo de Clos Lucé, era um dos lugares de eleição de Leonardo da Vinci.
Terminada a visita, partida para o Holiday Inn Blois 4* e instalação.
Jantar e alojamento.



3º Dia - Blois / Castelo de Chenonceau / Castelo de Chambord/ Blois


basilica saint martinPequeno-almoço no hotel. Em hora a determinar, saída com guia local para uma visita de dia inteiro. O nosso dia começa por uma visita a pé pela cidade de Tours. Ao conhecer a cidade, vai sentir que está a viajar no tempo à medida que vai atravessando as suas ruas sinuosas que o levam à imponente edificação da Catedral de Saint-Gatien (XII-XVI) e onde a oeste sobressai a cúpula da Basílica Saint Martin. Também junto a esta, está o bairro pedonal Plumereau com a sua praça emblemática com o mesmo nome e toda a zona é conhecida por Vieux Tours onde os edifícios são parcialmente revestidos de madeira dando-lhes um ar muito característico. Partida para Chenonceau e almoço numa das salas do Castelo. Após a refeição, visita do castelo com o mesmo nome. Segue-se a visita do Castelo de Chambord.
Terminada a visita, regresso a Blois e jantar em restaurante local.
Alojamiento no hotel Holiday Inn Blois 4*


4º Dia – Blois/ Castelo de Chiverny/ Paris


bloisPequeno almoço no hotel. Saída em autocarro de turismo com destino a Blois. Chegada e visita de cidade. Blois é uma charmosa cidade localizada no centro da França e às margens do rio Loire – daí o nome dado à região: Vale do Loire. A cidade já foi terra de gauleses, bretões e vikings; serviu de residência real e até foi onde Joana D'Arc recebeu a sua bênção do arcebispo da época, antes de seguir para combater os ingleses em Orleans. Almoço em restaurante local. Durante a tarde, visita do Castelo de Cheverny. Após a visita, continuação para Paris. Chegada e jantar em restaurante local. Alojamiento no Novotel Paris Tour Eiffel 4*




5º Dia - Paris / Lisboa


parisApós o pequeno-almoço. Manhã livre para desfrutar a seu belo gosto da cidade. Possibilidade de visitar museus, a Torre Eiffel; entre tantos pontos de interesse desta cidade tão romântica! Almoço livre.
Em hora a combinar, saída com o guia local, para um Cruzeiro no Sena, para dizer Au Revoir a esta bela cidade que com certeza vai deixar saudade... Paris... c'est fini!
Após o cruzeiro, saída para o aeroporto e embarque no voo direto TP 449 pelas 20h35 com destino a Lisboa. Chegada prevista para as 22h00 e fim de viagem.