Exposição sobre II Guerra Mundial inaugurada em Alhandra

expo 2GM museu alhandra sA exposição itinerante elaborada pela URAP para assinalar os 70 anos do fim da II Guerra Mundial foi inaugurada, dia 2 de Abril, na sala Bértholo do Museu de Alhandra - Casa Dr. Sousa Martins na presença do presidente da Junta da União de Freguesias de Alhandra, S. João dos Montes e Calhandriz da Freguesia de Alhandra, Mário Cantiga.

 

José Pedro Soares, da direcção da URAP, falou sobre as origens e razões daquele grande conflito bélico, o maior e mais devastador do século passado, e chamou à atenção para os perigos
que advêm da grave situação que se vive actualmente em muitos países do mundo, nomeadamente na Ucrânia, onde o imperialismo norte-americano e a própria União Europeia apoiaram o golpe de Estado que levou ao poder forças que se identificam com ideias fascizantes, criando um conflito que já tomou enormes proporções com perda de vidas humanas e prejuízos materiais.

 

Perante uma audiência de cerca de 30 pessoas, Mário Cantiga congratulou-se com a realização desta iniciativa, que contou com o apoio da Junta, e lembrou a recente passagem por Alhandra da Tocha da Liberdade e da Paz da Federação Internacional de Resistentes - FIR, lembrando que a população da terra desde sempre se identificou com os valores da paz e da liberdade.

 

Bento Luís, dos corpos sociais da URAP, encerrou a sessão de inauguração da exposição com agradecimentos à Junta e aos presentes, ao mesmo tempo que exortou os participantes a inscreverem-se na organização.