URAP organiza viagem da resistência aos Açores

Lagoa do Fogo Miradouro da Serra da Barrosa Vila Franca do Campo ilha de São Miguel AçoresA URAP pretende efectuar, de 17 a 21 de Setembro, uma viagem aos Açores. Será uma viagem de homenagem aos que na noite escura do fascismo passaram pela Fortaleza de S. João Baptista, quer para aí cumprir pena, quer em trânsito para o campo da morte lenta no Tarrafal. Participe.

 

Não podemos deixar cair no esquecimento todo o sofrimento dos nossos compatriotas e/ou familiares.

 

Para mais informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., 213 576 083

 

O programa (ver em baixo) inclui visita às ilhas Terceira e S. Miguel

 

A Fortaleza de São João Baptista localiza-se na freguesia da Sé, cidade e concelho de Angra do Heroísmo, na costa sul da ilha Terceira, nos Açores.

Começou a ser construída em 1593, em pleno domínio espanhol (Dinastia Filipina), e foi inaugurada em 1640. Serviu como protecção costeira de piratas e corsários, aquartelamento de tropas espanholas e rota de comércio transcontinental. No século XX, durante a I Guerra Mundial, as dependências do forte foram utilizadas, entre 1916 e 1919, como "Depósito de Concentrados" de súbditos alemães obrigados a permanecer em Portugal. Já no período do Estado Novo foi prisão política: em 1933, presídio militar; e em 1943, "Depósito de Presos de Angra".

 

Pelo seu simbolismo e para lembrar os antifascistas ali presos, muitos dos quais em trânsito para o campo de concentração do Tarrafal, a URAP organiza esta visita à Fortaleza de S. João Baptista, também denominada Castelo de São João Baptista, Castelo de São Filipe, Fortaleza de São Filipe ou simplesmente Fortaleza do Monte Brasil, 4 km de muralhas defensivas, envolvendo o próprio Monte Brasil (antigo vulcão extinto), que albergam no seu interior a Igreja de São João Baptista, a Capela de Santa Catarina e o Palácio dos Governadores, naquela que é considerada a maior fortaleza construída por Espanha em todo o mundo.

 

O conjunto da fortaleza e da igreja encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto nº 32.973, de 18 de Agosto de 1943, e inscrito no Centro Histórico de Angra do Heroísmo, classificado pela UNESCO como Património Mundial desde 1983.

 

Programa:


1º Dia- (17 Set- Qui) Lisboa/ Terceira ( visita de Angra)


Comparência no aeroporto e em hora a determinar, entrega da documentação por um responsável da Admédic Tours. Assistência nas formalidades de embarque.
Partida pelas 13h55 no voo TP 1821 com destino à Ilha da Terceira. Chegada prevista para as 15h25 e encontro com o nosso guia local para uma visita de Angra do Heroísmo ( Dur. 2h00). A visita será a pé ao centro Angra do Heroísmo, cidade Património Mundial da UNESCO desde 1983. Saída do Hotel em Angra do Heroísmo com passagem pelos seguintes locais: Convento da Esperança, Teatro Angrense; Jardim Duque da Terceira, Praça Velha, Câmara Municipal, Igreja de Misericórdia, Marina de Angra do Heroísmo com Vista para a Fortaleza de S. João Batista. Ao longo do passeio possibilidade de parar num dos cafés da Cidade para beber uma café e comer um doce típico (não incluído), bem como aproveitar para comprar algum artesanato típico dos Açores, nomeadamente da Ilha terceira.
Jantar em rest. Típico c/animação cultural
Alojamento no Angra Garden Hotel 3*

 

2º Dia - ( 18 Set- Sexta) Terceira / São Miguel


Pequeno almoço no hotel. Pelas 09h00, saída da cidade de Angra Heroísmo em direcção ao Monte Brasil, seguindo para o lado Este da Ilha, passamos depois pelas freguesias da Ribeirinha, Serretinha, Porto Judeu, onde temos a oportunidade de ver a Baía da Salga, Salgueiros, Porto Martins com visita à zona balnear, Cabo da Praia e finalmente chegamos à cidade da Praia da Vitória para pequena caminhada apé visitando a Matriz da Praia da Vitoria. continuamos a nossa viagem até à Serra do Facho com magnifica vista para a Cidade da Praia da Vitoria seguindo-se a serra do Cume com uma bela paisagem sobre a "manta de retalhos". paragem para Almoço.
Depois do Almoço, Visita à Igreja mais antiga da Ilha seguindo depois pelo interior, onde poderemos visitar o Algar do Carvão (visita facultativa) e as Furnas do Enxofre, e ainda alguns Tentaderos. Seguimos agora em direcção à freguesia dos Biscoitos, com uma visita ao Museu do Vinho e à zona balnear. Continuando pelo lado norte da Ilha, de regresso a Angra do Heroísmo temos a oportunidade de passar nas freguesias dos Altares, e de seguida o interior da Ilha, passando na Lagoa do Negro e lagoa das Patas.
Continuação até St. Bárbara, das Cinco Ribeiras, em que sempre que possível será visitada a Fábrica de Queijo das Cinco Ribeiras, terminando no aeroporto. Chegada e embarque no voo SP 455, pelas 18h20 com destino a Ponta Delgada. Chegada prevista para as 19h00 e transfer para o hotel.
Alojamento e jantar no Hotel Camões 4*

 

3º Dia - ( 19 Set- Sab) São Miguel ( Visita dia inteiro Lagoa Fogo e Furnas)


Pequeno almoço no hotel. Em hora a combinar localmente com o nosso guia local, saída para uma visita de dia inteiro à Lagoa Fogo e Furnas c/almoço de cozido na caldeira e Parque Terra Nostra.
Partida de Ponta Delgada com destino à Lagoa do Fogo, tomando para isso a estrada da costa sul que segue até ao Pico da Barrosa. Na subida iremos fazendo algumas paragens nos miradouros para apreciar a beleza da lagoa, com as suas águas cristalinas a reflectirem a paisagem envolvente. Prosseguimos o passeio, mas desta vez a descendo pela costa norte, até chegar à Ribeira Grande para os visitantes poderem contemplar a arquitectura barroca dos séculos XVII e XVIII, que tanto caracteriza esta cidade. Serão feitas pequenas paragens nos locais de maior interesse turístico, como o miradouro de Sta. Iria, as plantações de chá, únicas na U.E., e miradouro do Pico do Ferro. Deste último pode observar-se uma paisagem deslumbrante da maior e mais antiga cratera vulcânica da ilha dentro da qual está situada a Lagoa das Furnas e as termas. O famoso "cozido das Furnas" é a ementa do almoço, que será servido num restaurante local. Depois do almoço, um passeio no Parque Terra Nostra. Ainda nas Furnas, um pequeno passeio nas "Caldeiras" onde estão localizadas as fumarolas ou sulfataras. Retomaremos o passeio pela estrada que contorna a Lagoa das Furnas, passando pela Vila Franca do Campo, a primeira capital da ilha e da cerâmica artesanal. Também na costa sul uma última paragem, no miradouro sobre a Caloura, atravessando a vila da Lagoa. Chegada a P. Delgada pelas 17h30.
Alojamento e jantar no hotel.

 

4º Dia - ( 20 Set- Dom) São Miguel ( Visita de dia inteiro Povoação e Nordeste)


Pequeno almoço no Hotel. Saída de Ponta Delgada rumo à Vila da Povoação, tomando a estrada litoral da costa sul. A Povoação localiza-se na parte sudeste da ilha, lugar onde os marinheiros portugueses atracaram aquando da descoberta da ilha e que foi escolhido como primeiro lugar para habitação dos primeiros povoadores. Daí advém o seu nome, por ser a primeira povoação da ilha. Paragem na vila para uma calma caminhada à beira-mar. Continuamos o passeio até à Ponta da Madrugada, que se caracteriza por ser um dos locais mais agradáveis da ilha sobre o mar. Continuamos até à pequena Vila do Nordeste onde será servido o almoço. Depois do almoço, um passeio à volta do centro da vila. Prosseguimos ao longo das diversas freguesias localizadas no sopé do Pico da Vara, a mais alta montanha da ilha, onde a variação da paisagem é realmente impressionante. Subida ao Salto do Cavalo para ver a panorâmica de praticamente toda a ilha. Umas das maiores atracões da ilha são os magníficos miradouros e os mais esplêndidos são os do Nordeste. Regresso para Ponta Delgada através da costa norte.
Jantar de despedida em rest. Local com animação cultural
Alojamento no hotel.


5º Dia - (21 Set- Seg) São Miguel / Lisboa


Pequeno almoço no Hotel. Saída para uma visita de dia inteiro da Lagoa das Sete Cidades e estufas de ananases c/almoço em restaurante local. Saída de Ponta Delgada em direcção ao maciço das Sete Cidades. Paragem no miradouro do Pico do Carvão de onde é possível ver as longas extensões de ambas as costas norte e sul da ilha, bem como da zona central, denominada de Zona dos Picos, devido aos inúmeros cones vulcânicos. Continuação até ao miradouro da Vista do Rei, com uma paisagem de cortar a respiração sobre a lagoa das Sete Cidades, no fundo de uma enorme cratera vulcânica. Descida até à pitoresca vila das Sete Cidades, um autentico retracto da vida rural micaelense. O almoço será servido num restaurante local. Depois do almoço a excursão continua em direcao a Ponta Delgada pela costa Norte ou Sul, parando antes no miradouro com vista sobre os Mosteiros, zona costeira onde as últimas erupções da ilha tiveram lugar. A última paragem será numa das plantações de ananás para que se possa conhecer o modo peculiar como este fruto é cultivado nos Açores. Oportunidade para provar o licor de ananás (sujeito à disponibilidade do fornecedor). Regresso a Ponta Delgada e continuação da viagem até ao aeroporto. Embarque no voo S4 128, pelas 21h05 com destino a Lisboa. Chegada prevista para as 00h10 e fim de viagem.