Núcleo de Sta. Iria da Azóia organiza visita guiada a Loures

DSC 0623A XVIII Visita Guiada do núcleo da URAP de Sta Iria de Azóia realizou-se, dia 25 de Junho, no Concelho de Loures, onde foi feita uma homenagem a Alfredo Diniz (Alex) no local onde foi assassinado a tiro pela PIDE, em 4 de Julho de 1945, quando circulava de bicicleta em Bucelas.

 

 

 

 

 

 

DSC 0630Alex era operário metalúrgico e em 1936, com 19 anos, aderiu às Juventudes Comunistas. À data da sua morte, em 1945, tinha acabado de ser eleito para a Comissão Política do PCP. Em 1938/39 esteve 19 meses na prisão.

 

 

 

 

 

 

 


DSC 0686As 16 pessoas presentes visitaram também os painéis da Quinta de São José, uma antiga propriedade senhorial de 3 hectares situada em Sacavém, comprada em 1986 pela Câmara Municipal de Loures.


Possui um espaço habitacional, jardim, arcaria, vacaria, cavalariças e uma fonte. O palacete tem tectos de madeira pintada e paredes revestidas com a azulejaria típica do século XVIII, bem como frescos neoclássicos, do final desse mesmo século.


Destacam-se seis painéis de azulejos feitos na segunda metade dos anos 1990, por ocasião da elevação de Sacavém a cidade (1997), evocativos de momentos históricos na vida da povoação.


DSC 0645"A 'Marcha da Fome´ encabeçada pelas mulheres sacavenenses (1944)" e o "Acompanhamento dos presos políticos pelas mulheres de Sacavém", estão entre os mais emblemáticos.


Nos outros quatro podemos ver: "A batalha de Sacavém (1147)", "Incêndio da ponte sobre o Trancão pelos revolucionários republicanos (1910)", "A 'greve dos rapazes' de 1937" e "Oficina de oleiro na Fábrica de Louça de Sacavém".

 

 

DSC 0659O programa incluiu ainda visitas ao Museu do Vinho e da Vinha e CILT – Centro de Interpretação das Linhas da Torres, Bucelas; Alves Redol e o neo-realismo, Freixial;
Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho; Museu de Cerâmica, Sacavém; Móveis Olaio – Produção, Inovação e Qualidade; e Forno 18.

 

O núcleo contou com a cedência de um autocarro da União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela e uma guia da C.M. de Loures.