Campanha de fundos para a implementação do Projecto "Do Heroísmo à Firmeza"

IMG 20150901 115353374A URAP, através do seu núcleo do Porto, lançou uma campanha de fundos para a implementação do Projecto "Do Heroísmo à Firmeza - Percursos dos presos políticos na casa da Pide, no Porto, década de 30 a 24 de Abril de 1974" e apela à contribuição financeira e/ou material de todos os associados e amigos para permitir continuar a avançar com esta importante acção de preservação da memória que é, ao mesmo tempo, defesa do presente e do futuro. É um projecto de todos nós.

 

 

Como somos uma Associação cujos proventos advêm das quotas dos associados e donativos eventuais, decidimos recorrer aos amigos que nos ajudaram neste impulso e compreendem a importância deste Projecto, solicitando-lhes um contributo que pode ser de carácter financeiro - transferindo qualquer verba para a Conta Bancária da URAP no Novo
Banco IBAN - PT50 0007 0000 0032 5501 3492 3 ou objectos de interesse (que possamos utilizar em leilão que nos propomos fazer, para angariação de fundos), tais como, objectos de arte, monografias, publicações, de reconhecido interesse, objectos antigos, o que na perspectiva de cada um corresponda ao objectivo traçado.

 


1apedra heroismo 5Foram vários os anos de persistente defesa da introdução no edificio onde a Pide teve a sua Delegação, no Porto, durante 40 anos, da componente de memória, enquanto símbolo de resistência, de coragem, de denúncia, de pedagogia civica que, dirigida fundamentalmente às novas gerações, dignificasse a memoria dos milhares de cidadãos que durante o regime fascista ali foram presos e maltratados.

 


O Projecto acima referenciado respondia, e responde, a esse objectivo. Faltava o Despacho favorável de quem tinha o Poder. A Petição subscrita por mais de 4000 mil cidadãos entregue pela URAP à Assembleia da Republica e demais orgãos de Poder, deu o impulso decisivo para que, em 1 de Setembro de 2015, fosse assinado entre a URAP e o Exército Português o Protocolo que, em anexo, temos o gosto de levar ao seu conhecimento.


Segue-se, agora, a respectiva implementação que se realizará em três fases, estando previsto um orçamento inicial de dez mil euros.

 

Tal como se encontra disposto na Cláusula terceira do Protocolo, cabe à URAP assegurar os custos de realização e manutenção do Projecto.

Apelamos e contamos com a sua compreensão e cooperação.

Para contacto, pode ser utilizado os emails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.,">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou o telefone 917767580.