Visita do núcleo de Beja da URAP ao Forte de Peniche

beja vista peniche s4O núcleo de Beja da URAP visitou o Forte de Peniche, dia 25 de Março, numa visita conduzida por Adelino Pereira da Silva, ex-preso político naquela cadeia e membro da URAP.


Meia centena de sócios e amigos da URAP ouviram de Adelino Pereira da Silva um relato sobre a vida dos presos políticos, a sua luta contra o regime fascista e a forma inventiva que encontravam para se organizarem dentro da prisão, apesar da repressão e apertada vigilância.

 


beja vista peniche s2Adelino Pereira da Silva informou os presentes dos passos que estão a ser dados para a preservação da memória histórica e a requalificação do Forte de Peniche como monumento nacional.


Após a retirada do Forte do Programa Revive, na sequência de uma grande mobilização e indignação e depois da entrega na AR da petição "Forte de Peniche - em defesa da memória, resistência e luta", em Novembro passado, com 9.640 assinaturas, os deputados dos diferentes grupos parlamentares aprovaram, dia 15 de Março, a sua discussão em plenário e a constituição de um Grupo Consultivo do Ministério da Cultura, com a presença de um membro da URAP (José Pedro Soares).


beja vista peniche s1Nota: O parlamento já aprovou, dia 7 de Abril, os projectos de resolução do PCP, PS e BE, com a abstenção de PSD e CDS-PP. Ver notícia: Parlamento aprova resolução sobre Forte de Peniche