Lançamento da 3ª edição do livro "Forte de Peniche – Memória, Resistência e Luta"

GetThumbnails.ashxA URAP apela à participação na sessão de apresentação da 3ª edição revista da obra "Forte de Peniche – Memória, Resistência e Luta", editada pela URAP, que terá lugar no próximo dia 28 de outubro, pelas 14h30, na Fortaleza de Peniche.

 

Nesta nova edição, agora revista, procede a uma atualização de elementos referentes à Fortaleza de Peniche, com particular destaque para o número de presos políticos registados, que terão passado por esta cadeia do regime fascista do Estado Novo, que se cifra exatamente nas 2500 pessoas.

 

Nesta obra é efetuado o relata do amplo movimento de opinião que se afirmou e prossegue, em defesa da preservação e renovação da Fortaleza de Peniche enquanto símbolo da repressão fascista e da luta pela liberdade, apresentando um amplo e diversificado conjunto de textos e elementos informativos que, abrangendo outros temas sobre a Fortaleza, dão natural destaque às difíceis condições vivenciadas pelos presos políticos, às suas lutas e à sua coragem e dignidade sempre reafirmadas. Inclui ainda uma lista completa dos presos que cumpriram penas na Fortaleza de Peniche durante a vigência da cadeia política (1934-1974).

 

Esta sessão de apresentação da obra contará com a presença de Vítor Dias, José Pedro Soares, e Marília Villaverde Cabral.

 

O Município de Peniche possui desde 2007 um protocolo de colaboração com a União de Resistentes Antifascistas Portugueses ao abrigo do qual tem sido realizados vários projetos e iniciativas no domínio da preservação, valorização e divulgação da memória história associada à antiga Cadeia do Forte de Peniche, que funcionou no espaço da Fortaleza de Peniche entre 1934 e 1974.