URAP integra delegação portuguesa ao Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes

19fmje s3Uma delegação de jovens portugueses, entre os quais Francisco Canelas, membro do Conselho Directivo da URAP, participou no 19.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), sob o lema «Pela paz, solidariedade e justiça social. Lutamos contra o imperialismo – honrando o nosso passado, construímos o futuro!» e dedicado aos 100 anos da Revolução de Outubro.


A delegação nacional, com cerca de 40 elementos, juntou-se aos milhares de jovens e organizações anti-imperialistas de todo o mundo que atenderam ao apelo e concentraram-se naquele Festival, que teve a sua estreia em 1947, numa manifestação de regozijo pela derrota do nazi-fascismo e clamaram por um futuro de paz e de progresso.

 

 

19fmje s4No 19º FMJE, que decorreu entre os dias 14 e 22 de Outubro, em Sochi, na Federação Russa, realizaram-se debates e conferências com temas como «As conquistas da Revolução de Outubro», "O Papel da Juventude na Luta pela Paz e Solidariedade Internacional", "O Papel da União Soviética na Derrota do Nazi-Fascismo", "O Movimento e História da Federação Mundial da Juventude e dos Estudantes", bem como diversos painéis de discussão sobre o desenvolvimento da luta dos povos por um mundo de paz, solidariedade e progresso social.

 

 

 

 

19jmje s1
A educação, a precariedade, o desemprego e os baixos salários, a ofensiva em vários planos sobre os direitos da juventude (e não só dela), o direito dos povos à autodeterminação e soberania, foram alguns de muitos outros temas em discussão.


Debates estes nos quais a URAP não só tomou contacto com as opiniões reflexões de jovens e organizações de diferentes povos como também deu a conhecer a história da própria resistência antifascista e a situação portuguesa.