Sessão e concerto encerram comemorações do III Congresso de Aveiro

45 anos III COD aveiro espectaculo s2As comemorações da URAP do 45º aniversário do III Congresso da Oposição Democrática de Aveiro (COD) terminaram dia 1 de Maio com um espectáculo musical, depois de uma sessão realizada dia 27 de Abril.


António Regala, do núcleo da URAP de Aveiro, presidiu à sessão, integrada nas comemorações dos 45 anos do III Congresso da Oposição Democrática de Aveiro, que se efectuou no Mercado Negro daquela cidade.


A sessão, com sala cheia, contou com a participação do fotógrafo Sérgio Valente e do cantor Manuel Freire, participantes no III Congresso, realizado em Aveiro entre 4 e 8 de Abril de 1973.


Intervenientes em 27 de Abril Mercado Negro sSérgio Valente relatou, às cerca de 60 pessoas presentes, o seu passado de antifascista, lembrando as suas prisões, e recordou o que viveu como fotógrafo do III Congresso.


Manuel Freire, por seu lado, falou sobre os acontecimentos em 1973 e a frustração que foi ter sido impedido pela polícia de chegar a Aveiro num dos dias do Congresso, mesmo pertencendo à Comissão Nacional.


O espectáculo "A Banda Amizade em Fausto" decorreu no Primeiro de Maio com a participação de Ela Vaz, Rui Oliveira, Miguel Calhaz e do próprio Fausto. Com o Teatro Aveirense completamente lotado, o concerto foi dirigido pelo maestro Carlos Marques.


Este espectáculo encerrou as comemorações da URAP dos 45 anos do COD, que se iniciaram dia 7 de Abril com uma sessão solene e uma mostra documental.