"Forte de Peniche – Memória, Resistência e Luta" lançado pelo país

foto livro penicheA 3ª edição do livro "Forte de Peniche – Memória, Resistência e Luta", uma iniciativa da URAP, no qual se pode ler a história da fortaleza e dos presos que lá estiveram encarcerados, tem sido lançado em vários pontos do país em colaboração com Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e outras instituições.

 

Durante o mês de Abril, destaca-se o lançamento no dia 4 na Associação de Reformados da Reboleira e na Associação de Reformados de Rio de Mouro, ambas com os dirigentes da URAP César Roussado e José Pedro Soares.

 

A 14, Vítor Dias e Adelino Pereira da Silva apresentaram o livro no Couço a convite da presidente da Junta de Freguesia, Ortelinda Camões Graça.

 

Enquanto a 21 foi lançado em Alpiarça e no Alvito. No primeiro, por Manuela Bernardino e Álvaro Pato com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Atracado Pereira. No segundo, com José Pedro Soares, e também a participação do presidente da Câmara, António João Feio Valério.

 

 

banca venda livro couco sSobral de Monte Agraço recebeu José Pedro Soares para falar do livro, no dia 22, na presença do presidente da Câmara Municipal, José Alberto Quintino.

No mesmo dia, na Amadora, nos Bombeiros Voluntários, Vítor Dias e Adelino Pereira da Silva realizaram uma sessão, seguida de almoço, dirigida por João Cravo, do núcleo da URAP da Amadora, para apresentar o livro.

A 23, Dias Internacional do Livro, em Alcácer do Sal, Domingos Abrantes lançou o livro na Biblioteca Municipal na presença do presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença.

 

E nessa mesma data, em Grândola, Manuela Bernardino, Manuel Candeias e José Pedro Soares falaram sobre o livro no Cine Teatro Grandolense numa sessão que contou ainda com um grupo de jovens que leu poemas da obra e com a actuação do Coro Alentejano de Grândola.

 

Dia 26, o livro foi apresentado no Museu de Santiago do Cacém, numa iniciativa da URAP que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Santiago do Cacém. Dia 29, foi a vez de Ervidel, com Vítor Dias e José Pedro Soares a lançar o livro no Centro Cultural, contando com o apoio da Junta de Freguesia.

 

Já no mês de Maio, dia 5, no Auditório Municipal de Torres Vedras, Vítor Dias, José Pedro Soares e Herculano Neto falaram sobre o livro num colóquio que teve a presença do presidente da Câmara Municipal, Carlos Antunes Bernardes. A sessão foi animada por jovens músicos do município.

José Pedro Soares deslocou-se à Associação de Reformados de Pinhal de Frades para apresentar o livro, dia 10, e Fernando Penteado leu poemas do livro.

lancamento livro Peniche CT Vitoria s1Dia 23, em Lisboa, no Centro do PCP Vitória, numa iniciativa conjunta da URAP e da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP, Vítor Dias e José Pedro Soares, da URAP, e Elisabete Santos, do PCP, apresentaram o livro.


O livro "Forte de Peniche – Memória, Resistência e Luta", da autoria da URAP, foi lançado pela primeira vez em Lisboa na Fundação José Saramago, em Lisboa, a 4 de Maio de 2017, e inseriu-se na luta de todos os democratas para retirar o Forte de Peniche do programa REVIVE, que visava transformá-lo numa unidade hoteleira.

 


lancamento livro amadora sHoje, com o forte em obras e marcada a inauguração do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade para 27 de Abril de 2019 - 45 anos após a libertação dos presos daquela cadeia do regime fascista -, mantém-se a necessidade de divulgar a obra, entretanto actualizada, e que já vai na terceira edição.


As sessões de lançamento, que têm decorrido em todo o país, contam com membros da URAP, ex-presos políticos e outros antifascistas e são animadas com leitura de poemas do próprio livro, canções, coros e música, e nelas têm participado um grande número de pessoas.