URAP de Aveiro celebra os 50 anos do II Congresso Republicano

congresso republicano aveiro s1Os 50 anos do II Congresso Republicano de Aveiro foram comemorados nesta cidade, dia 31 de Maio, com um jantar que reuniu muitas dezenas de democratas, e no qual participou Jorge Sarabando, o único membro do secretariado do congresso ainda vivo.


Jorge Sarabando relatou a importância da realização, entre 15 e 17 de Maio de 1969, do II Congresso Republicano, no Teatro Aveirense, que reuniu congressistas de todo o país, opositores de várias sensibilidades que se uniram na luta contra o fascismo e o colonialismo e pela instauração da democracia e da liberdade em Portugal.

 

António Regala interveio em nome da URAP. Falou sobre o papel da organização no momento presente, destacando a sua importância no combate às ideias fascizantes que hoje pululam em Portugal e no mundo.


congresso republicano aveiro s2Sérgio Ribeiro, um dos participantes com uma tese no Congresso, deu nota de como foi importante esta reunião de democratas portugueses perante o governo de Marcelo Caetano que estava preocupado em manter tudo na mesma, embora dando outro nome às estruturas vindas do salazarismo, com o intuito de enganar os incautos e de dar outra imagem internacional.


Avelãs Nunes, por seu lado, comparou os tempos da ditadura e os de hoje, com Portugal integrado numa estrutura europeia que submete o país às directivas de Berlim e de um Banco Central que coloniza os países mais dependentes.


Para finalizar, falaram o vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Jorge Mengo Ratola, que agradeceu o convite formulado pela URAP e as riquíssimas intervenções que disse terem sido muito pertinentes e úteis, e o presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Luís Manuel Souto Miranda, que afirmou a importância de realizações como esta, destinadas a enaltecer prioritariamente o que nos une, deixando para segundo plano o que nos separa.


O Núcleo de Aveiro da URAP prevê fazer uma pequena publicação das profícuas intervenções proferidas na cerimónia.