URAP participa em visitas à prisão de Peniche

alcanena visita peniche 14julho2019As instalações já inauguradas do futuro Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, na Fortaleza de Peniche, têm sido visitadas por muitas organizações e entidades que convidam ex-presos políticos, militantes da URAP, para lhes servirem de guia. Sempre que possível tornaremos públicas estas deslocações, ao mesmo tempo que apelamos para que se multipliquem. Para que se cumpra Abril, não podemos esquecer!

 

A 14 de Julho, José Pedro Soares, membro da direcção da URAP e ex-preso político, conduziu uma visita guiada ao Forte de Peniche, destinada a militantes e amigos do PCP de Alcanena.

 

Cerca de meia centena de pessoas percorreram, com muito interesse, o Memorial, o Parlatório, a Capela de Santa Bárbara e o Fortim Redondo – o Segredo do Museu Nacional da Resistência e Liberdade, bem como visitaram a exposição "Por teu Livre Pensamento".

 

visita UF Laranjeiro Feijo Peniche sgA 30 de Junho, os ex-presos políticos Adelino Pereira da Silva e Francisco Braga, membros do Conselho Nacional da URAP, e Mário Araújo, do Conselho Fiscal, foram convidados pela Junta da União de Freguesias do Laranjeiro e Feijó para acompanharem cerca de 100 pessoas daquelas freguesias numa visita guiada aos núcleos já instalados na primeira fase do museu.

 

Percorreram, nomeadamente, o Memorial de homenagem aos 2.510 presos que ali estiveram encarcerados, e ouviram um relato sobre o regime prisional arbitrário e repressivo então existente ao longo dos anos; o Parlatório, onde decorriam as visitas com os familiares, e onde se falou das lutas prisionais e da solidariedade para com os presos políticos, incluindo a do povo de Peniche, da CNSPP, e outros; a Capela de Santa Bárbara, onde está exposto o historial da fortaleza de Peniche; o Fortim Redondo "Segredo", onde eram cumpridos castigos a pão e água e de onde se evadiu corajosamente Dias Lourenço, atirando-se ao mar.


visita UF Laranjeiro Feijo Peniche scbOs ex-presos contaram aos presentes a existência de outras fugas daquele presídio fascista, com destaque para a audaciosa fuga colectiva de 3 de Janeiro de 1960, que incluiu Álvaro Cunhal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

visita UF Laranjeiro Feijo Peniche s3Por fim, o grupo visitou a exposição temporária "Por teu Livre Pensamento", que contém muita documentação sobre a repressão do regime fascista, as lutas pelo seu derrubamento, as guerras de libertação das colónias portuguesas e o 25 de Abril, com projecção de slides/vídeos, e que ali ficará até serem concluídas as obras de construção e adaptação ainda decorrentes.

 

 

 

 

 

 

 

visita UF Laranjeiro Feijo Peniche s5A visita dos antifascistas, organizada pela Junta da União de Freguesias do Laranjeiro e Feijó, decorreu num ambiente muito fraterno e solidário que, devido ao elevado número de participantes, foram divididos em dois grupos, cumprindo as regras condicionantes do museu.

 

 

 

 

 

 

 

visita rio de mouro peniche sEm 22 de Junho, a Comissão da Organização de Rio de Mouro, do PCP, convidou o ex-preso político Adelino Pereira da Silva, membro do Conselho Nacional da URAP, para servir de guia numa visita-convívio ao Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em Peniche.
Participaram no evento 58 pessoas, 48 das quais oriundas da Freguesia e mais 10 de outros locais.