Núcleo do Seixal organiza almoço anual

almoco nucleo seixal 23nov19 s1O núcleo da URAP do Seixal organizou no Clube Recreativo da Cruz de Pau um almoço, dia 23 de Novembro, com a presença da vereadora da CM Seixal Manuela Calado e o presidente da Junta União Seixal, Arrentela e Paio Pires, António Santos.

 

Depois de João Sampainho, do núcleo do Seixal, ter feito a apresentação, falou Ana Pato, da direcção da URAP, para saudar o trabalho dos núcleos no "enraizamento" da organização nas cidades e nas freguesias. Considerou que essa via é determinante e central, e reclamou igualmente uma ligação às forças vivas associativas, do poder local, colectividades ou escolas.

 

Para a dirigente da URAP, o mundo encontra-se numa situação muito complexa, assistindo-se a uma agudização de conflitos em vários países da América Latina, a manifestações poderosas na Polónia, e isto quando o Parlamento Europeu aprovou, por larga maioria, uma resolução que equipara o fascismo ao comunismo.

 

almoco nucleo seixal 23nov19 s2Ana Pato falou ainda da realidade portuguesa, considerando que a resposta dos antifascistas portugueses deve ser dada em função da realidade portuguesa e que deverá ser uma resposta transversal. "Defender a liberdade e democracia não é defender abstracções, mas sim a saúde, educação, cultura, liberdade expressão, trabalho com direitos", disse.

 

A vereadora Manuela Calado saudou os participantes no almoço, que se realiza pelo segundo ano consecutivo, e que reuniu mais de cem pessoas.

 

Seguiu-se um momento cultural com poesia dita pelo escritor Chico Braga, a actuação do grupo Artes e Barulhos da Uniseixal, a Universidade Sénior do Seixal, e do grupo de música de intervenção, com Ruben Valente e Álvaro Albino.