URAP apoia antifascistas croatas na sua luta pela defesa da memória

monumento antifascista na coracia perusic sA URAP apoia a petição lançada por activistas residentes na cidade de Perušić, na Croácia, contra a decisão concelhia de retirar um memorial em honra das vítimas do fascismo e os resistentes que morreram na II Guerra Mundial e na Guerra Civil Espanhola.


A iniciativa dos antifascistas do Perušić foi reconhecida por numerosos signatários de uma petição internacional pela preservação do monumento, entre os quais as dos filósofos franceses Alain Badiou e Jacques Rancière, o linguista americano Noam Chomsky, a historiadora croata Sanja Horvatinčić, do Instituto de História da Arte de Zagreb, entre centenas de assinaturas de Espanha, Portugal, Grã-Bretanha, França, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Áustria e vários outros países incluindo a própria Croácia.


Em 1954, o Concelho de Perušić construiu um primeiro memorial, alargado em 1980 para incluir os nomes de 12 veteranos vítimas da Guerra Civil Espanhola, um maior número de resistentes e 401 vítimas do fascismo na região.

 

[Ler e assinar aqui: https://forms.gle/qTEc3o26UaRcG5Rg6]

 


O actual Concelho quer agora demolir o monumento, a pretexto de tornar maior o parque infantil em que este se encontra implantado.
Para os signatários da petição, este acto é uma manobra da extrema-direita croata e balcã para destruir a memória, criminalizar os políticos e as organizações antifascista e igualizá-los aos fascistas, nazis e seus colaboradores.


Nesta pequena cidade, de cerca de 850 habitantes, 130 antifascistas integraram as brigadas internacionais republicanas durante a Guerra Civil e juntaram-se aos resistentes jugoslavos durante a II Guerra Mundial.


Na Croácia, apesar da opinião contrária da população, nos últimos 30 anos, cerca de três mil estátuas, placas memoriais e símbolos dedicados a antifascistas foram demolidos, atitude reforçada agora com a demolição de monumentos em antigos países coloniais em apologia à escravatura.

 

Ler e assinar aqui: https://forms.gle/qTEc3o26UaRcG5Rg6