Comboio dos 1000 - dia 8 - a homenagem

8maio campo floresNo dia 8 de Maio, data da capitulação alemã, os jovens europeus de 13 nacionalidades que viajaram no Comboio dos 1000, 20 dos quais portugueses, estiveram em Birkenau (Auschwitz II) para frente ao monumento de homenagem às vítimas do Holocausto assistir à sessão comemorativa dos 70 anos de libertação do campo pelo Exército Vermelho, no final da II Guerra Mundial.

 

Ponto alto das comemorações, na cerimónia estiveram presentes e intervieram junto ao monumento, que exibe placas em 23 línguas diferentes (as faladas pelos prisioneiros), o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, o secretário-geral da FIR, Ulrich Schneider, um representante da Associação dos Veteranos da Bélgica,  da Fundação Auschwitz,  da Croácia , e um sobrevivente do campo.

Continuar...

Comboio dos 1000 - dia 7 - o campo

8maio DSC 5975A célebre frase "O trabalho liberta" pode ler-se no cimo do portão que dá acesso ao campo de concentração de Auschwitz. Foi aí que os jovens passageiros do Comboio dos 1000 se encontraram na manhã de quinta-feira para dar início à visita ao campo, hoje transformado em museu ou lugar de memória.

 

Estudantes e outros jovens, professores, dirigentes, responsáveis das organizações filiadas na Federação Internacional de Resistentes (FIR) e ainda sobreviventes de campos de concentração e outros veteranos, entre os quais 20 portugueses, tomaram contacto com o contexto histórico e social do surgimento do nazismo, a ideologia veiculada para o extermínio dos judeus e outros povos ou indivíduos que não fossem da raça ariana.

Continuar...

Comboio dos 1000 - a partida

5maio partida comboio 4Mil jovens embarcaram num comboio, dia 5 de Maio, para uma viagem muito especial que durará 25 horas. Destino: Cracóvia.


Acompanhados por professores e responsáveis das organizações filiadas na Federação Internacional de Resistentes (FIR) e ainda por sobreviventes de campos de concentração e outros veteranos, os jovens oriundos de 13 países europeus, entre os quais Portugal, vão visitar os campos de concentração de Aushwitz/Birkenau e assistir a um vasto programa cultural.

Continuar...

Comboio dos 1000 - dia 6 - a viagem - música e resistência

6maio comboio ida 2O secretário-geral da Federação Internacional de Resistentes (FIR), Ulrich Schneider, conversou  com os 20 elementos da delegação portuguesa que viajam no Comboio dos 1000 a caminho dos campos de concentração de Auschwitz/Birkenau.


O encontro, a pedido de José Pedro Soares, ex-preso político e membro da direcção da URAP, decorreu na carruagem bar do comboio onde viajam 1000 jovens e acompanhantes de 13 países europeus, para cumprir um programa de cinco dias que inclui, para além da visita aos campos, diversas actividades culturais e de convívio.

Continuar...

Comboio dos 1000 - dia 5 - Delegação visita Parlamento em Bruxelas

5maio visita PEA delegação portuguesa que integra o Comboio dos 1000 visitou ontem, dia 5 de Maio, o Parlamento Europeu a convite da euro-deputada do PCP Inês Zuber, do grupo Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica.

 

Dezasseis jovens portugueses, que se encontram acompanhados por dois membros da direcção da URAP – José Pedro Soares e Jorge Cabral – e dois professores, visitaram em Bruxelas, o parlamento, órgão eleito de cinco em cinco anos por todos os cidadãos recenseados da UE.

Continuar...