Comboio dos 1000 - a partida

5maio partida comboio 4Mil jovens embarcaram num comboio, dia 5 de Maio, para uma viagem muito especial que durará 25 horas. Destino: Cracóvia.


Acompanhados por professores e responsáveis das organizações filiadas na Federação Internacional de Resistentes (FIR) e ainda por sobreviventes de campos de concentração e outros veteranos, os jovens oriundos de 13 países europeus, entre os quais Portugal, vão visitar os campos de concentração de Aushwitz/Birkenau e assistir a um vasto programa cultural.

 

5maio partida comboio 2À semelhança do que aconteceu em anos anteriores em que foi possível o aprofundamento da consciência democrática, dos valores dos direitos humanos e de interacção entre jovens de diferentes países da Europa, a viagem de 2015 visa ainda comemorar o 70º aniversário da vitória das forças democráticas sobre a Alemanha nazi, na presença de sobreviventes do campo de concentração.

 

 

 

 

 

5maio partida comboio 3A visita a Auschwitz está prevista para dia 7 e no dia seguinte as delegações estarão em Birkenau onde se realizará uma cerimónia junto ao monumento erguido em memória das vítimas dos campos de concentração construídos pelo regime fascista alemão durante a II Guerra Mundial.

 

 

 

 

 

5maio partida comboio 1

Alguns concertos e uma visita à cidade de Cracóvia completam o programa, que termina com o regresso a Bruxelas, dia 9.