"O comboio dos 1000" a Auschwitz-Birkenau

"O comboio dos 1000" a Auschwitz-Birkenau.

Encontro Internacional de Juventude - Maio 2012

Realizar-se-á, em Maio de 2012, uma viagem organizada ao campo de concentração de Auschwitz que procura juntar 1000 jovens de toda a Europa. Esta viagem é organizada pela Federação Internacional de Resistentes (FIR - Associação Antifascista) - organização de que a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) é membro - em colaboração com o Instituto dos Veteranos (INIG) e a Fundação Auschwitz.

 

O que é?

 

 

É um encontro internacional de jovens chamado "comboio dos 1000". O comboio, reservado especialmente para a ocasião, partirá de Bruxelas em direcção a Auschwitz. Nele viajarão jovens de vários países europeus, bem como sobreviventes de campos de concentração e outros veteranos, permitindo assim o contacto directo entre os jovens e os protagonistas da luta antifascista.

 

Em 2008, o Instituto dos Veteranos (Bélgica) e a FIR organizaram o "Comboio da Liberdade". Este comboio "especial" juntou, no campo de concentração de Buchenwald, na Alemanha, mais de 1000 jovens oriundos de 22 países europeus. Encorajados pelo sucesso da iniciativa, a FIR, o Institito dos Veteranos e a Associação Auschwitz juntaram forças para organizar novamente um "Comboio dos 1000".

 

A URAP esteve representada em 2008 em Buchenwald e pretende neste momento encetar contactos com escolas e associações juvenis no sentido de alargar a presença organizada de jovens portugueses nesta tão importante iniciativa.

 

Quais são os objectivos?

 

Esta viagem é sobre a memória e o compromisso com a história. É uma visita a locais históricos, mas também de desenvolvimento da consciência democrática, dos valores dos direitos humanos e de interacção entre jovens de diferentes países da Europa com vista à superação de preconceitos.

Esta viagem é uma comemoração da vitória das forças democráticas sobre a Alemanha nazi, na presença dos últimos sobreviventes do campo de concentração.

Tem um objectivo pedagógico - permitirá a visita ao Museu de Auschwitz e ao campo de exterminação de Birkenau e conhecer o campo de concentração e o sistema nazi de genocídio; um objectivo de preservação da memória - visita ao campo de concentração acompanhada pelos sobreviventes e testemunhas; um objectivo de promoção da cidadania - através da denúncia daquilo que foi esta experiência de negação dos direitos humanos.

Procurar-se-á, também, que o encontro tenha impacto nos media com o objectivo de sublinhar esta massiva e simbólica mobilização de jovens de toda a Europa juntos pela defesa da democracia.

 

A URAP considera que, 66 anos passados sobre a vitória dos povos sobre o nazi-fascismo, a defesa dos valores da liberdade e da democracia, em todas as suas vertentes, mantém toda a actualidade. Portugal, que viveu a sua própria experiência da ditadura fascista, conhece bem o peso da censura, das prisões políticas, da tortura, dos assassinatos, da guerra colonial, da pobreza, da exploração. Hoje, num momento em que as consequências da crise do sistema são transferidas para as costas do povo, nomeadamente das novas gerações, trazendo consigo a pobreza, o desemprego, os baixos salários, a limitação dos direitos; num momento em que o empobrecimento da democracia - económica, social, cultural e política - convive com tentativas de branqueamento dos crimes do fascismo em Portugal e no mundo, a URAP apela à mobilização e à participação dos jovens portugueses para a defesa da memória e para a construção de um mundo de paz. Para que: "fascismo nunca mais!".

 

Quem organiza?

logo_fundacao_auschwitz.jpgAuschwitz Foundation,

 

 

 

logo_fir.jpga FIR e o

 

 

 

 

logo_instituto_dos_veteranos_belgica.pngInstituto dos Veteranos (INIG)

 

 

 

logotipo urap.jpgEm Portugal, a coordenação dos esforços para uma presença de jovens portugueses será feita pela URAP.

 

 

Como funcionará?

 

A viagem será entre os dias 5 de Maio de 2012 (partida de Bruxelas) e 10 de Maio de 2012 (chegada a Bruxelas), por forma a que os jovens possam estar presentes no campo de Birkenau no dia 8 de Maio, data da capitulação alemã.

 

No Sábado 5 de Maio, cerca de 700 jovens belgas e cerca de 200 jovens de outros países europeus - sobretudo oriundos de países de organizações membro da FIR - iniciam a sua viagem de comboio a partir de Bruxelas para a Polónia. Haverá algumas paragens no caminho, onde entrarão vários grupos. Para além deles, são esperados cerca de 100 jovens de outros países que chegarão directamente à Polónia para participar neste encontro.

 

Na Polónia haverá um programa intensivo de viagens guiadas a memoriais, entrevistas com testemunhas da altura, eventos comemorativos, convívios entre os jovens e impressões da Polónia de hoje.

 

Programa (poderá estar sujeito a ajustamentos):

 

Data

Actividade

 04/05/12
  •  Partida de Lisboa para Bruxelas (voo das 15h45, chegada a Bruxelas às 19h30)

 05/05/12

 

  • Partida de Bruxelas (cerca das 14h30)

  • Embarque em Frankfurt (cerca das 21h30)

 

06/05/12

  • Chegada a Cracóvia cerca das 16h00 e alojamento nos hotéis e pousadas da juventude

  • Noite: testemunho numa das grandes salas da cidade

07/05/12

  • 7h30: partida para Auschwitz

  • 9h00: visita ao Museu

  • 13h00: almoço

  • 14h30: continuação da visita até 17:00

  • Noite: espectáculo (teatro?)

08/05/12

  • 7h30: partida para Birkenau (sair do autocarro na "Juden ramp" e seguir a pé)

  • 13h00: almoço

  • 15h00: continuação da visita até 17:00

  • Noite: concerto (DJ-set)

09/05/12

  • Visita a Cracóvia

  • 16h00: partida para Béligica

10/05/12

  • 08h00: chegada a Frankfurt

  • 19h00: chegada a Bruxelas

11/05/12

  • Visita ao Parlamento Europeu (manhã)

  • Partida de Bruxelas para Lisboa (voo das 16h25, chegada a Lisboa às 18h10)

 

 

Quais são os custos de participação?

 

O Encontro tem uma taxa de participação de 300€. Inclui alojamento, transporte e alimentação (excepto refeições dos dias de partida e de chegada)   

Os custos da participação são da responsabilidade de cada um dos participantes. Os grupos e associações que queiram registar jovens para este comboio deverão organizar os seus próprios fundos por forma a cobrir estes custos.

 

Alimentação e alojamento

 

O alojamento e as refeições (pensão completa) terão lugar em hotéis e restaurantes. Com excepção do comboio, uma agência de viagens polaca ficará a cargo de todos os serviços (transferências de local, visitas, alojamento).

 

 

Organização da delegação portuguesa

 

A coordenação dos esforços para uma presença de jovens portugueses será feita pela URAP, como já foi referido. Existe um número limite para o número de participações de portugueses: entre 52 a 55 participantes.

Pretendemos que o grupo seja essencialmente constituído por jovens do ensino secundário e membros de associações juvenis. Poderão vir organizados em grupo ou a título individual. Não é necessária, mas é possível a presença de professores, caso haja interesse.

A viagem será acompanhada por dirigentes da URAP.

A inscrição deverá ser feita até final de Janeiro de 2012 através do pagamento de 1/3 da taxa de participação (100€). O restante (200€) deverá ser pago até ao final de Fevereiro de 20121. Os montantes deverão ser depositados na conta da URAP com o NIB 0007 0021 0014 3750 0065 3 (o depósito ou transferência deve ser sempre acompanhado por uma informação à URAP).

 

Sugestões

 

Os grupos participantes poderão ser jovens a título individual, representantes de associações juvenis, movimento sindical ou outras organizações, de associações de estudantes, turmas, grupos com origem em escolas do ensino secundário, superior, profissional, grupos de teatro, etc..

Poderão pedir apoio às respectivas câmaras municipais, juntas de freguesia, etc. ou organizar iniciativas de recolha de fundo (jantares, concertos, etc..)

 

As entidades que vierem a apoiar esta iniciativa poderão designar jovens a título individual ou em sua representação ou poderão, a título de exemplo, encontrar critérios de apoio como a selecção de um ou vários jovens através da promoção de um concurso sobre o tema. Esta trata-se de uma forma que permite um maior envolvimento dos jovens em torno das questões do anti-fascismo e alarga o projecto para além do número restrito daqueles que podem efectivamente participar na viagem.

 

Contactos

 

A URAP poderá ser contactada para o esclarecimento de quaisquer dúvidas, pré-inscrições, etc., através do telefone e fax 213 576 083 ou do endereço electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

 

 

 

 

O Conselho Directivo da URAP

 

1Aconselhamos a que, havendo a perspectiva de participar na viagem, tal seja comunicado à URAP mesmo que o pagamento só se venha a concretizar posteriormente (dentro dos prazos indicados). No caso de o número de interessados ultrapassar o limite máximo, a prioridade será dada, naturalmente, em função da ordem de inscrição (pagamento de 1/3 da taxa de participação). Não haverá direito a reembolso na situação de desistência (após 31 de Janeiro de 2012) devido aos compromissos assumidos com a FIR.