Comboio dos 1000

comboio_dos_1000_01.jpgDia 5 de Maio, partimos! A delegação portuguesa ao Comboio dos 1000 parte de Bruxelas. 108 jovens, estudantes, delegados sindicais, dirigentes associativos, jovens trabalhadores, de todo o país, partem rumo a Cracóvia! O objectivo? Homenagear as vítimas e os resistentes ao Nazi-fascismo e deixar bem claro que
                                                      FASCISMO NUNCA MAIS!

comboio_dos_1000_03.jpg 

 

 

 




comboio_dos_1000_05.jpgNos dois dias seguintes visitámos o complexo de Auschwitz, o campo de concentração Auschwitz I e II (Birkenau).








comboio_dos_1000_07.jpgNo dia 8, em Birkenau, os 1000 jovens estiveram presentes na cerimónia, que, neste dia, marca o final da 2ª Guerra Mundial. Neste campo de concentração, a cerimónia emocionou os jovens, sobreviventes do campo de concentração e os veteranos soviéticos presentes.
Tomaram da palavra o Primeiro-Ministro da Bélgica, o presidente da Federação Internacional de Resistentes e o Presidente da Fundação Auschwitz. Um jovem de cada país leu o juramento de Auschwitz na sua língua.

"Os sobreviventes de Auschwitz prometeram lutar para que nunca mais aconteça nenhum Auschwitz. Nós tomamos o testemunho."