dia 6 - Barreiro - a Tocha da FIR faz percurso Coina-Barreiro

DSC 6076A Tocha da Paz da FIR – Federação Internacional de Resistentes fez hoje de manhã o percurso Coina-Barreiro transportada por um grupo de elementos do Moto Clube do Barreiro, que a conduziu por várias zonas operárias do concelho, numa viagem que terminou no Largo Municipal 1º de Maio.

 

A URAP em colaboração com a Câmara Municipal do Barreiro desenvolveram um programa muito variado, que fez chegar a mensagem de Paz, que acompanha a comemoração dos 70 anos do final da II Guerra Mundial, a diversos sectores etários e sociais da população barreirense.

 

DSC 6085No Largo Municipal 1º de Maio a tocha ficou depositada num pequeno palanque e, ao som dos bombos dos jovens elementos do grupo Batukeiros, da Escola Básica Álvaro Velho, realizou-se uma cerimónia presenciada por centenas de populares.

 

Na ocasião, intervieram Marília Villaverde Cabral, coordenadora da URAP, Ana Porfírio, presidente da União de Freguesias Barreiro–Lavradio, e Carlos Humberto de Carvalho, presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

 

DSC 6156Igualmente, foi inaugurada uma exposição com trabalhos de alunos das escolas do concelho (desenhos, frases e textos) alusivos à Paz e ao fim da guerra. Esta exposição, que se encontra à entrada do Mercado Municipal 1º de Maio, ficará patente até 12 de Fevereiro.

 

 

 

 

 

DSC 6165A encerrar as festividades da manhã, teve lugar uma actuação da Tuna da UTIB (Universidade da Terceira Idade do Barreiro).

 

 

 

 

 

 

 

DSC 6172No período da tarde, destacou-se um debate sobre a temática da Paz e os 70 anos do fim da II Guerra Mundial. O encontro, muito vivo e participado, foi moderado por Feliciano David, em representação da URAP, e Gustavo Carneiro, em nome do CPPC – Conselho Português para a Paz e Cooperação.

 

As cerimónias encerraram com uma sessão de poesia em que participaram Brázia Monteiro, José Salvador e Amália do Carmo, alunos da UTIB, da disciplina Arte de Dizer, coordenada pelo Prof. Abílio Apolinário.

 

A primeira deslocação da tocha em Portugal ocorreu no Porto, a 29 de Janeiro, e seguirá agora para o Seixal, Setúbal, Almada e Lisboa, onde estará dia 12 de Fevereiro.

 

As comemorações do final da II Guerra Mundial já levaram a Tocha da Paz a vários países da Europa. O percurso iniciou-se na Bulgária, Macedónia, Hungria, Itália, Vaticano (tendo sido abençoada pelo Papa Francisco) e Israel.

 

O itinerário terminará em Berlim no mês de Maio e antes disso passará ainda por Espanha, Áustria, República Checa e Grécia.