dia 7 - Seixal - a Tocha da FIR percorre freguesias

15 DM037 7044A Tocha da Paz da FIR – Federação Internacional de Resistentes percorreu hoje de manhã as diversas freguesias do concelho do Seixal, numa acção que contou com o apoio do Moto Clube do Seixal.


Numa organização conjunta da União de Resistentes Antifascistas Portugueses e da Câmara Municipal do Seixal, coube a Marília Villaverde Cabral, coordenadora da URAP, falar numa sessão realizada à tarde, na qual fez uma abordagem histórica da II Guerra, e de como em Portugal se viveram os terríveis anos do conflito (1939-1945).


15 DM038 7183O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, fez, por seu lado, uma análise da situação internacional actual, chamando a atenção para os perigos de um eventual regresso do fascismo, à vista dos conflitos que se verificam em alguns pontos do globo.


Joaquim Santos inaugurou ainda uma exposição sobre a II Guerra Mundial, concebida pela URAP em colaboração com a Câmara Municipal.


À cerimónia da Câmara assistiram, entre outras personalidades, vereadores, presidentes de diversas Juntas de Freguesia, representantes do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e da União dos Sindicatos de Setúbal, além de elementos da URAP.


15 DM037 7038As comemorações do Seixal concluíram-se à noite com a projecção, no Fórum Cultural, da primeira parte do filme "1900", uma das mais emblemáticas obras do realizador italiano Bernardo Bertolucci.


A primeira deslocação da tocha em Portugal ocorreu no Porto, a 29 de Janeiro, e seguirá agora para o Setúbal, Almada e Lisboa, onde estará dia 12 de Fevereiro.

 

As comemorações do final da II Guerra Mundial já levaram a Tocha da Paz a vários países da Europa. O percurso iniciou-se na Bulgária, Macedónia, Hungria, Itália, Vaticano (tendo sido abençoada pelo Papa Francisco) e Israel.

 

O itinerário terminará em Berlim no mês de Maio e antes disso passará ainda por Espanha, Áustria, República Checa e Grécia.