Balanço das actividades do núcleo do Seixal de comemoração do 25 de Abril

URAP > Documentos 

Balanço das actividades desenvolvidas pelo núcleo do Seixal durante as comemorações do 34º aniversário do 25 de Abril

A "RÁDIO BAÍA", localizada no Seixal, efectuou uma entrevista, que divulgou várias vezes, com a participação de 3 elementos do Núcleo da URAP do Seixal, para o programa "O PASSADO E O PRESENTE, falaram desde a ditadura fascista até ao 25 de Abril/74 - DIA DA LIBERDADE".

O Jornal do Concelho «COMÉRCIO DO SEIXAL» entrevistou 4 resistentes antifascistas sobre o regime ditatorial de Salazar e Caetano. Os intervenientes foram: Augusto, Raul Canal, Lucinda Delgado e Fernando Vilaça.

A pedido do director de "O JORNAL DO SEIXAL" foi efectuada uma entrevista a um resistente antifascista, que ocupou duas páginas, tendo a URAP indicado Raul Canal que se fez acompanhar do Portela, um outro resistente.

No dia 23 de Abril, numa acção conjunta da Junta de Freguesia do Seixal com A URAP local, efectuou-se na ESCOLA BÁSICA DO BAIRRO NOVO, sessões de esclarecimento de manhã e à tarde, sobre o 25 de Abril. Participou o Presidente da Autarquia Dr. António Santos e Augusto, Joaquim Oliveira e Raul Canal pela URAP

No dia 28 de Abril/2008, pelas 14H30 foi efectuado um colóquio na ESCOLA SECUNDÁRIA ZECA AFONSO, com a sala repleta de alunos, professores e familiares de alunos. A Mesa foi composta por um capitão de Abril e pelos elementos da URAP local: Raul Canal e Monteiro. A Escola preparou uma exposição sobre a política fascista do chamado Estado Novo. Não faltou a música, nem o eficiente trabalho  de duas alunas no papel de apresentadoras, que o fizeram de forma eloquente e original, o que muito facilitou à Mesa os esclarecimento sobre o tema da Revolução de Abril.

Na "ESCOLA SECUNDÁRIA ALFREDO REIS SILVEIRA"foi organizado pelos professores, um colóquio sobre o tema «FALANDO DE ABRIL», a URAP foi convidada, tendo participado com o sócio Professor Dr. Alexandre Castanheira e o Jornalista Joaquim Letria. A sala esteve completamente cheia, tendo os alunos demonstrado muito interesse no tema.

Organizado pela URAP e Junta de Freguesia da Amora, com a colaboração das Coordenadoras das Escolas e Professoras/Educadoras, efectuou-se nas Escolas Básicas e Jardins-de-infância uma "CONVERSA SOBRE O 25 DE ABRIL":

Escola Básica 1 de Amora;
Escola Básica 1 e Jardim-de-infância da Quinta das Inglesinhas;
Escola Básica 1 Infante D. Augusto;
Escola Básica 1 do Fogueteiro-
Escola Básica 1 e Jardim-de-infância da Quinta da Medideira;
Escola Básica 1 da Quinta do Conde Portalegre;
Escola Básica 1 e Jardim-de-infância dos Foros de Amora;
Escola Básica 1 da Cruz de Pau;
Escola Básica das Paivas.

Participaram nesta iniciativa pela Junta de Freguesia da Amora; A Presidente Odete Gonçalves, Braga, Custódio, Quintas e V. Gonçalves; pela URAP local participaram: Almira, Geraldo, Joaquim Oliveira, Lucinda Delgado, Sampainho e Fernando Vilaça.

Nestas iniciativas nas Escolas, abrangeram cerca de mil alunos.

No dia 25 de Abril, a URAP do concelho do Seixal, participou nos festejos programados localmente: na saudação aos eleitos das Autarquias no largo da Igreja, com as Bandas de Música do concelho, seguindo o desfile para o monumento ao 25 de Abril, onde as respectivas bandas tocaram músicas alusivas à Revolução dos Cravos.

Pelas 11H00, a URAP deslocou-se aos cemitérios do concelho: da Aldeia de Paio Pires, Amora; Arrentela; Corroios e Seixal; a fim de proceder à homenagem dos antifascistas já falecidos.

Num autocarro cedido pela Câmara Municipal do Seixal, 55 associados da URAP local, deslocaram-se a Lisboa par ao desfile do 25 de Abril, na Avenida da Liberdade.