Nota de Pesar da FIR enviada à Embaixada da Noruega na Alemanha

logo_fir.jpgA Federação Internacional de Resistentes - Associação Antifascista (FIR), constituída pelas organizações de veteranos da luta contra o nazismo e dos antifascistas do presente da Europa e Israel, tomou conhecimento dos dramáticos acontecimentos em Oslo e na ilha de Utoya lamentando as perdas de vidas humanas e condenando este morticínio. O centro da capital norueguesa foi palco de um atentado bombista enquanto jovens indefesos reunidos num acampamento de Verão foram vítimas de um massacre horrendo, quando a organização de juventude social-democrata promovia os ideais da convivência pacífica por um mundo mais justo.

Aproximadamente 80 pessoas foram mortas, mas o assassino acredita poder justificar o seu acto com o ódio racial, a perseguição aos crentes islâmicos e o conceito da raça superior. Durante muitos anos foi um elemento activo nas fileiras da extrema-direita populista e os círculos do fundamentalismo cristão. Exactamente antes do ataque publicou na Internet um documento de 1500 páginas pleno de ideologia racista e de hostilidade geral.

Pela primeira vez neste século na Europa assiste-se aos efeitos violentamente dramáticos do racismo e da extrema-direita. O racismo mata mesmo na realidade, e não apenas como teoria, mas assumindo-se na sua vertente mais extrema.

Expressamos as nossas mais sentidas condolências às famílias das vítimas e todos aqueles que foram afectados por esta tragédia.

Expressamos igualmente a nossa solidariedade a todo o povo norueguês e apelamos ao governo dirigido pelo primeiro-ministro Jens Stoltenberg que prossiga os esforços para preservar as características de uma Noruega democrática e aberta como até aqui se manteve.

A FIR e as suas organizações membro continuarão a sua actividade da construção de um mundo pacífico sem racismo, sem lugar à violência e à intolerância religiosa e pela democracia e justiça social. Esta é a melhor resposta a actos isolados de violência e terror como se constatou na Noruega.