Quem somos

logotipourap2A URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses - foi fundada a 30 de Abril de 1976, reunindo nas suas fileiras um largo núcleo de antifascistas com intervenção destacada durante a ditadura fascista. Mas a sua luta antifascista vem de mais longe.

A URAP foi criada pelos antifascistas que durante a ditadura criaram a Comissão de Socorro aos Presos Políticos - organização que com grande coragem afrontava o regime no coração da sua política repressiva. Prestava apoio material e jurídico aos presos políticos e às suas famílias, divulgava no país e no estrangeiro notícias sobre a situação dos presos e de denúncia da repressão, batia-se com riscos da própria liberdade dos seus membros contra a política repressiva do regime.

 

No regime democrático a URAP tem desenvolvido a sua acção na defesa dos ideais do 25 de Abril e da democracia.

No seu Boletim tem alertado para medidas que põem em causa as conquistas de Abril, denuncia actividades das forças reaccionárias, promove e participa em iniciativas de carácter democrático e antifascista.

Alem de actividades de âmbito nacional, mantém contacto com organizações antifascistas de outros países e intervém através dos seus Núcleos locais e regionais em diversificadas iniciativas cívicas de promoção dos ideais democráticos e antifascistas.