Joaquim Judas, do Conselho Nacional da URAP, assina o editorial do Boletim nº 175, relativo ao trimestre Outubro/Dezembro 2023, incitando todos os democratas a “resistir e lutar pelos valores de Abril”.
Ao longo de 16 páginas, o Boletim relata questões internacionais, como a solidariedade para com o povo chileno que assinalou os 50 anos do golpe de Estado de Pinochet, na página 2; uma iniciativa conjunta com o Foro por la Memoria de Huelva destinada a recordar o fascismo em Portugal e Espanha, na página 4; o XIX Congresso da Federação Internacional de Resistentes, que decorreu em Barcelona com a presença de uma delegação da URAP, na página 14; e o grande tema da actualidade: a guerra em Gaza, onde Israel comete um genocídio contra a população palestiniana, na página 13.
Nas questões nacionais, destacam-se diversas efemérides, nomeadamente as comemorações dos 62 anos da fuga da cadeia de Caxias, a 4 de Dezembro de 1961, na página 16; a revolta popular de Peniche de 1935, na página 15; a visita a lugares de resistência no Barreiro, na página 4; e o almoço evocativo das eleições de 1973, na Moita, na página 5.
Outras iniciativas organizadas pelos núcleos estão patentes neste número: o ciclo de cinema O Canto na Resistência, na Moita, página 2; uma sessão pública antifascista, em Viseu, página 3; o nascimento do projecto 50 anos/50 histórias para comemorar Abril, em Peniche, página 4; a participação na Feira do Livro e do Disco Políticos, em Setúbal, página 5; um almoço/convívio em Almada, página 5; lançamentos dos livros editados pela URAP, em Massamá, Alcochete, Coimbra e Póvoa de Santa Iria, página 6.
A participação de amigos e sócios da URAP em iniciativas diversas convocadas por outras organizações, como a paz em Gaza, a defesa do Serviço Nacional de Saúde, o direito à habitação e o trabalho com direitos e melhor remunerado, foi também noticiado no último número do Boletim do ano de 2023.
Os trabalhos da reunião do Conselho Nacional da URAP estão descritos na página 7; e a participação da URAP no III Encontro pela Paz, da iniciativa do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) e de outras organizações, página 12.
As páginas centrais, 8 e 9, foram reservadas para o VII encontro/convívio anual da URAP na Fortaleza de Peniche, dia 5 de Outubro passado.
Margarida Tengarrinha, Mário Pádua, Manuel Gusmão e Mário Brochado Coelho são lembrados nas páginas 10 e 11, após vidas dedicadas à luta contra o fascismo e construção da liberdade.
Lê e divulga o boletim da URAP!