Nenhumas Honrarias às Waffen-SS das Letónia!

Nenhumas Honrarias às Waffen-SS das Letónia!

Apelo a protestos internacionais


A 16 de Março, como é hábito todos os anos de 1991, em Riga, a capital da Letónia, vai haver uma cerimónia, uma marcha em honra e um comício com bandeiras no Monumento da Liberdade em honra das Waffen-SS.


Assim como na Estónia, Lituânia, Ucrânia e Bulgária, a Letónia é um dos países do Leste Europeu onde unidades da Waffen-SS e outros esquadrões da morte anti-semitas que colaboraram com os nazis são celebrados como heróis nacionais. Isto é feito com a tolerância do Estado e com algum apoio, algo aberto, das autoridades.


A marcha em Riga (Ehrenmarsch) é uma provocação sem precedentes para os familiares e vítimas da polícia letã e das unidades das SS e para Judeus, Russófonos e outras minorias presentes no país. Não só contrasta com os valores da União Europeia, cujas vantagem o estado Letão aceita de bom grado, mas também é uma provocação à Federação Russa e, consequentemente, uma ameaça à paz na Europa.


Na Letónia, manifestantes antifascistas estão sujeitos a represálias (escutas telefónicas, restrições a viajar, descriminação administrativa, polícia, intervenção estatal em hotéis e organização de eventos). Isto também se aplica a apoiantes antifascistas provindos da Alemanha e de outros países.

 

Por tudo isto, é da maior importância que em 2017 se mostre solidariedade com os antifascistas letãos. A Federação Internacional de Resistentes (FIR) e as suas organizações membros apelam a uma viagem a Riga para participarem numa manifestação anti-fascista a 16 de Março.


Ao mesmo tempo apelamos a que dia 15 de Março, em Roma, Bruxelas, Budapeste, Atenas, assim como em várias cidades alemãs se proteste em frente das Embaixadas e Consulados da Letónia, na Europa, contra a glorificação dos colaboradores nazis e de assassinos em massa e exigir liberdade para os antifascistas letões.


Exigimos:
• O fim dos tributos a colaboradores Nazis e assassinos!
• Reconhecimento da participação Báltica no genocídio Nazi!
• Liberdade para a "Letónia sem Nazismo!"
•Chamamos todos os antifascistas a enviar mensagens de protesto para as embaixadas Letãs e para os Consulados Letões.

 

A FIR - Federação Internacional de Resistentes, Associação Antifascista

Print Friendly, PDF & Email

Segue-nos no...

logo facebook

Campanha de fundos

URAP campanha quadradoContribui!
Sabe como.

Boletim

foto boletim

Faz-te sócio

ficha inscricao 2021Inscreve-te e actualiza a tua quota
Sabe como

Quem Somos

logotipo urap

A URAP foi fundada a 30 de Abril de 1976, reunindo nas suas fileiras um largo núcleo de antifascistas com intervenção destacada durante a ditadura fascista. Mas a sua luta antifascista vem de mais longe.
Ler mais...
União de Resistentes Antifascistas Portugueses - Av. João Paulo II, lote 540 – 2D Loja 2, Bairro do Condado, Marvila,1950-157, Lisboa