"Conversas de Abril" em Santo António dos Cavaleiros: "É preciso olhar para o futuro"

Feliciano david em loures"A Revolução trouxe-nos, fundamentalmente, a liberdade. É por isso que as comemorações dos 40 anos são muito importantes. Mas é preciso olhar para o futuro", disse Feliciano David, membro da URAP, numa aula especial sobre o 25 de Abril de 1974, que decorreu na Escola Secundária José Cardoso Pires, em Santo António dos Cavaleiros.
"As conquistas de Abril foram decisivas para o desenvolvimento de Portugal", afirmou, acrescentando que "vocês não conseguem conceber como era a situação política e social antes do 25 de Abril. A repressão era tanta que acabou por transformar Portugal num país subdesenvolvido a todos os níveis".

 


À turma do 12º ano da Escola José Cardoso Pires, que participou, dia 27 de Março, numa conversa informal sobre o 25 de Abril, Feliciano David, 80 anos, engenheiro reformado, antifascista desde muito cedo, procurou, como o tem feito nos últimos anos, como membro da URAP, esclarecer as gerações mais novas sobre todos os factos e acontecimentos que levaram à Revolução dos Cravos.


Feliciano david em loures 3Inserida nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril em Loures, "Conversas de Abril" foi uma iniciativa realizada durante o mês de Março em várias escolas secundárias do concelho. O objectivo foi passar aos jovens a ideia de como era viver nessa época, onde as músicas e os programas de rádio eram censurados, a expressão pública de opiniões contra o Regime e contra a Guerra Colonial eram reprimidas pelo aparelho policial e onde a vida cultural era rigorosamente vigiada.





Feliciano david em loures 2As escolas receberam alguns dos protagonistas do 25 de Abril, como militares, presos políticos e resistentes antifascistas que participaram na implantação do regime democrático. Estas "conversas" foram dinamizadas pela URAP em parceria com a Câmara Municipal de Loures.

"Revolução com Futuro" é o mote para as comemorações do 40º aniversário do 25 de Abril, em Loures, que tiveram início a 15 de Março e decorrem até 4 de Maio com iniciativas de vária índole.

 

fotos da Câmara Municipal de Loures