Em Peniche, na Feira do Livro, apresentou-se o livro “Elas Estiveram nas Prisões do Fascismo”, uma edição da URAP, dia 14 de Julho, com a presença de José Pedro Soares, coordenador da URAP e ex-preso político.
Na feira, que decorreu no Clube Recreativo Penichense e foi organizada pela Associação Juvenil de Peniche, José Pedro Soares descreveu o conteúdo do livro, que é um estudo sobre a mulher sob o fascismo, nas cadeias e na participação em três fugas, nas lutas sociais e nos combates pela democracia. Contém ainda dois anexos com o nome de 1.755 mulheres presas durante a ditadura.
João Neves, do Conselho Nacional da URAP, que também participou, falou sobre a URAP e a sua actividade, tendo referido os vários livros publicados, que estão à venda, nesta Feira do Livro, até dia 15 de Agosto.
Ângela Malheiros, Bibliotecária da Câmara Municipal de Peniche, leu alguns excertos do livro “Elas estiveram nas Prisões do Fascismo” e alguns poemas.
Os capítulos de “Elas Estiveram nas Prisões do Fascismo”, que são marcados com textos ou poemas feitos por mulheres, divulgam as organizações femininas existentes à época, cartas às organizações femininas e democráticas do mundo inteiro; falam das mães que caminharam para as prisões e publicam uma crónica de um tempo sombrio.
O livro termina com a chegada de Abril, da liberdade, da democracia, do reconhecimento legislativo da igualdade – na prática ainda não totalmente conquistada.