Uma grande faixa, na qual se lia “Tarrafal nunca mais”, abriu hoje o cortejo em Lisboa desde a Praça Paiva Couceiro até ao memorial dos tarrafalistas no cemitério do Alto de S. João, onde decorreu a cerimónia anual de evocação e homenagem aos presos políticos que morreram no campo de concentração, em Cabo Verde.
Ana Páscoa, do Conselho Directivo da URAP, foi a oradora da cerimónia, apresentada por Inês Fonseca, do Conselho Nacional, que reuniu largar centenas de pessoas oriundas de vários núcleos da URAP do país, junto ao mausoléu onde se lê “Aos que na longa noite do fascismo foram portadores da chama da liberdade e pela liberdade morreram no Campo do Tarrafal”.


O Conselho Nacional da URAP, reuniu-se dia 12 de Novembro na Casa do Alentejo, em Lisboa, com a participação de 55 dirigentes de todo o país, sendo a sessão presidida por Carlos Mateus, da Comissão Executiva.
A Assembleia Geral (AG) da URAP reuniu-se dia 22 de Março na Casa do Alentejo, em Lisboa, com 194 associados, provenientes de 37 concelhos, para eleger os novos corpos sociais para o biénio 2025-27, discutir e aprovar o Relatório das Contas, o Balanço da Actividade e o Plano de Actividades, numa sessão presidida por Levy Baptista, presidente da AG.
Joaquim Judas, do Conselho Nacional da URAP,
O memorial “Pela Liberdade Sonharam e Lutaram”, em homenagem aos resistentes antifascistas silvenses, foi inaugurado pela Câmara Municipal de Silves, dia 30 de Novembro, numa cerimónia em que intervieram o coordenador da URAP, José Pedro Soares, Vítor Neto, ex-preso político, e a presidente da Câmara, Rosa Palma.
Contribui!
Inscreve-te e actualiza a tua quota