25 de Abril nas Escolas

À Comunidade Educativa, 


Uma vez mais estamos convosco para celebrar Abril nas escolas. Destacamos a importante e decisiva participação dos professores e a mobilização dos seus alunos para as mais diversificadas iniciativas.

Em todas elas foi lembrado o que representou a Revolução de Abril, a derrota do fascismo, a conquista da liberdade, esse grande passo em frente, na vida dos portugueses.

Nessas escolas, estiveram presentes ex-presos políticos e outros membros da URAP, em centenas de encontros com milhares de alunos e professores, em inesquecíveis conversas, testemunhos e momentos de reflexão sobre a nossa história contemporânea, a vida e a luta dos portugueses pelos direitos, pela democracia e pela liberdade, diálogos que certamente ajudaram a preencher as consideráveis lacunas de alguns manuais escolares. 


O importante continua a ser lembrar que a Revolução de Abril foi um acontecimento transformador, cujos avanços e conquistas proporcionam tantos direitos e elevados benefícios para todas as gerações, avanços históricos que é indispensável ter consciência do seu valor, para melhor os podermos usufruir e defender. Foi o fim do fascismo, do colonialismo e das guerras coloniais; a conquista dos direitos fundamentais e a liberdade; dos direitos das mulheres, da realização de eleições livres e da nova Constituição da República; a escola pública para todos, a Segurança Social e o Serviço Nacional de Saúde. 


Queremos continuar “O 25 de Abril nas escolas”, através das habituais sessões, encontros, debates onde poderão participar com a sua experiência e seus depoimentos ex-presos políticos, mulheres e homens, resistentes da luta antifascista. 


Queremos continuar a dar a “Conhecer a Constituição da República Portuguesa”, o que significa e inscreve esse extraordinário documento, o que assegura a todos nós, mulheres e homens - da infância à velhice; conhecer a dimensão humana e progressista desta lei geral do país e quanto é importante cada aluno (a) folhear, ler, conhecê-la e até saber como foi possível a sua elaboração, aprovação e promulgação. 


Queremos continuar a levar-vos os valores da fraternidade e amizade, os valores da dignidade, liberdade e da Paz entre todos os povos.
Bom ano escolar 2025/2026, aguardamos o vosso contato! 


Com os melhores cumprimentos,
O Conselho Diretivo da URAP
URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses
Tel. 213 576 083 – www.urap.pt - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Print Friendly, PDF & Email

Moção aprovada na Assembleia-geral da URAP
22, de Março de 2025, Lisboa

Vivemos num mundo marcado por violentos conflitos, por uma crescente militarização, pela violação dos direitos dos povos, fruto da ação agressiva do imperialismo.
Na Europa, a guerra na Ucrânia dura há mais de dez anos, desde o golpe de Estado de 2014, de inspiração neonazi, apoiado pelos EUA, com muita violência contra as populações russófonas do Donbass, e continua a causar grandes destruições e sofrimentos. A contínua expansão da NATO para o Leste da Europa, numa estratégia de confrontação com a Rússia, está na origem deste grave foco de tensão na Europa, com perigosas repercussões ao nível mundial. O fim do conflito não passa pelo agravamento da retórica belicista e da escalada armamentista a que temos vindo a assistir; pelo contrário, exige uma solução política, reclama um compromisso sério e duradouro com um sistema de segurança coletiva na Europa.

Print Friendly, PDF & Email

Caros Associados

O contexto político, social, económico e cultural (e na sequência das grandiosas Comemorações Populares dos 50 anos do 25 de Abril) embora complexo e difícil, tem reais possibilidades para organizados e unidos lutarmos pela inversão das desastrosas políticas de direita para os trabalhadores, os jovens, os reformados, em última análise para o Povo Português.
De facto, continuam a subsistir e a agravar-se os reais problemas do nosso povo, com baixos salários e pensões, precariedade laboral, degradação da saúde, habitação, educação e transportes públicos. Pelo contrário e de uma forma escandalosa os grupos económicos e os bancos arrecadam lucros de muitos milhares de milhões de euros.

Print Friendly, PDF & Email

Caros Companheiros e Amigos,
Caros Associados,

O Conselho Diretivo da URAP apresenta aos associados da URAP o Balanço da sua atividade, no período que medeia entre a Assembleia Geral realizada em 23 de Março de 2024 e a que hoje realizamos, em 22 de Março de 2025, exatamente um ano depois.


Tal como há um ano, a nossa Assembleia realiza-se num contexto de complexa e muito perigosa evolução da situação política e económica a nível internacional, dominada pela guerra que persiste na Ucrânia, na Palestina com o progressivo extermínio do seu povo pelo governo racista, xenófobo e fascista de Israel, com o patrocínio dos EUA e da UE, com os criminosos bloqueios a Cuba e também à Venezuela, pela rápida ascensão de forças de extrema-direita ao poder, nomeadamente em países da UE, e ainda pela arrogante guerra comercial decretada pela administração Trump ao resto do mundo, quais “donos disto tudo”, que até faz tremer a submissa EU, perante a perspetiva de nova recessão económica, apesar dos seus apelos à escalada armamentista da UE. Entretanto, a concentração capitalista continua e os grandes grupos económicos continuam a enriquecer brutalmente.

Print Friendly, PDF & Email

Pág. 1 de 43

Segue-nos no...

logo facebook

Campanha de fundos

URAP campanha quadradoContribui!
Sabe como.

Boletim

foto boletim

Faz-te sócio

ficha inscricao 2021Inscreve-te e actualiza a tua quota
Sabe como

Quem somos|Estatutos

logotipo urap

A URAP foi fundada a 30 de Abril de 1976, reunindo nas suas fileiras um largo núcleo de antifascistas com intervenção destacada durante a ditadura fascista. Mas a sua luta antifascista vem de mais longe.
Ler mais...
União de Resistentes Antifascistas Portugueses - Av. João Paulo II, lote 540 – 2D Loja 2, Bairro do Condado, Marvila,1950-157, Lisboa