Carlos Mateus, do Conselho Directivo da URAP, e Dolores Parreira, professora, membro do núcleo Loures/Odivelas da URAP, apresentaram, dia 20 de Outubro, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, o livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”.
Numa sessão presidida por António Pombinho, presidente da Junta de Freguesia de Loures, e promovida conjuntamente pelo núcleo da URAP de Loures/Odivelas e pela Junta de Freguesia de Loures, cerca de 30 pessoas ouviram os oradores dissecar os vários capítulos do livro.
Os oradores referiram que o livro é dedicado a todas as mulheres portuguesas que contribuíram com palavras, actos de resistência e luta para que a liberdade e a democracia tivessem sido alcançadas em 25 de Abril de 1974. Ao mesmo tempo, a obra presta a merecida homenagem às mulheres presas pelas sucessivas polícias políticas do fascismo e lembra o seu exemplo.
Referiram ainda que, com este livro, a URAP espera contribuir para uma melhor compreensão da vida em Portugal durante os 48 anos de fascismo, fortalecer valores e atitudes antifascistas, cada vez mais necessários face aos perigos e ameaças, mais ou menos veladas, que se manifestam no tempo presente.