O livro "Elas estiveram nas prisões do fascismo" foi apresentado pela URAP em Nisa e Montargil, distrito de Portalegre, dia 16 de Junho.
Em Nisa, na União de Freguesias de Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e São Simão, coube a Vitalina Sofio a apresentação do livro. Na mesa estavam ainda Maria de Lurdes Araújo, do executivo da União de Freguesias, e Marina Costa, do PCP.
A iniciativa foi organizada pela URAP e a União de Freguesias, tendo esta última oferecido um lanche convívio aos participantes.
Em Montargil, no concelho de Ponte de Sor, falaram sobre o conteúdo do livro Margarida Machado, Vitalina Sofio, Amável Alves e José Amante.
A sessão realizou-se no Centro Cultural de Montargil e houve uma troca de informações sobre o trabalho desenvolvido pela URAP.
"Elas estiveram nas prisões do fascismo é um estudo sobre a mulher sob o fascismo, nas cadeias e na participação em três fugas, nas lutas sociais e nos combates pela democracia.
O livro divulga ainda as organizações femininas existentes à época, cartas às organizações femininas e democráticas do mundo inteiro; fala das mães que caminharam para as prisões e publica uma crónica de um tempo sombrio.
Termina com a chegada de Abril, da liberdade, da democracia, do reconhecimento legislativo da igualdade – na prática ainda não totalmente conquistada.
Os capítulos de “Elas Estiveram nas Prisões do Fascismo” são marcados com textos ou poemas feitos por mulheres e a publicação inclui ainda dois anexos com os nomes de mulheres presas.