Posição da FIR - Federação Internacional de Resistentes - Associação Antifascista
A Federação Internacional de Resistentes (FIR) é uma "embaixadora da paz". Defendemos a paz, contra a guerra! Assim, a FIR condena a acção militar russa em território da Ucrânia. Conforme sublinhámos no nosso último boletim, não consideramos a escalada militar como uma solução para a contenda entre a Federação Russa e a Ucrânia, no contexto do conflito do Donbass.
Mesmo que a acção militar se limite a ataques contra infra-estruturas militares, nós, como Organização Internacional, não podemos tolerar tal
acção. Continuamos a defender que esta acção militar deve ser interrompida imediatamente. Só se pode encontrar uma solução através de negociações que envolvam as estruturas da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).
A situação apresenta-se mais uma vez em todo o seu drama:
Uma desescalada da situação só se consegue voltando a construir confiança (como o acordo a céu aberto), aos princípios do Acto Fundador NATO-Rússia, de 1997, e aos verdadeiros tratados de limitação de armas e desarmamento, que foram rasgados unilateralmente pelos Estados Unidos.
Não se deve atacar militarmente a Ucrânia, ou por outro lado, rearmar a Ucrânia, mas sim usar a diplomacia. Nesta situação, é necessária uma arquitectura de segurança comum e uma reconhecida vontade de desarmamento.
A FIR e as federações membros pedem há já vários anos uma nova política de détente, que é cada vez mais actual. As forças da paz em todos os países europeus devem levantar-se publicamente em sua defesa
24/02/2022