UNIÃO DE RESISTENTES ANTIFASCISTAS PORTUGUESES
Relatório das actividades da URAP no ano de 2017
Organização
Foram cumpridos, no essencial, os objectivos traçados no Plano de Trabalho para 2017.
- Assim, prosseguiu e consolidou-se a actividade regular dos núcleos existentes e foi criado o núcleo de Rio de Mouro.
- Inscreveram-se na URAP, no decurso de 2017, 87 novos associados.
- A recuperação de quotas em atraso e o contacto com sócios desligados continuou, ainda aquém do desejável e necessário.
- Na divulgação das actividades da URAP, são de referir o Boletim trimestral, a Página e o Facebook, cujas publicações se realizaram com regularidade. De salientar o facto de o Boletim ter passado a estar disponível online, podendo ser consultados na página todos os números desde 2015.
Actividade
-A actividade da URAP em 2017 continuou no sentido de melhorar e alargar a sua área de intervenção, sendo promovidas múltiplas iniciativas (sessões, visitas, homenagens), com destaque para o conjunto de acções em torno da defesa do Forte de Peniche enquanto monumento e espaço simbólico da memória, resistência e luta antifascista e pela consequente criação do Museu da Resistência e Liberdade.
- A 7 de Janeiro, no Fórum Romeu Correia, em Almada, foi evocado o início da Guerra Civil de Espanha (1936/39).
- A 26 de Janeiro, realizou-se em Lisboa, na Federação das Colectividades, uma reunião dos promotores da petição de defesa do Forte de Peniche, sendo aprovadas as ideias fundamentais que deveriam orientar os projectos e trabalhos de reabilitação, melhoramento e reconversão desse monumento único.
- A cerimónia anual de Homenagem aos Tarrafalistas teve lugar no dia 18 de Fevereiro, no Alto de S. João.
- No dia 4 de Março, o Núcleo do Porto promoveu uma visita guiada à antiga sede da PIDE, assinalando a conclusão da primeira fase da implementação do projecto "Do Heroísmo à Firmeza".
- Foi enviada ao Embaixador da Letónia em Portugal, uma carta de repúdio pela homenagem a 16 de Março, em Riga, às Waffen-SS.
- A 25 de Março, efectuou-se a Assembleia Geral Ordinária da URAP, no auditório do Museu República e Resistência.
- No dia 1 de Abril, no "Espaço Memória", Barreiro, decorreu uma sessão sobre os 80 anos da Guerra Civil de Espanha, no âmbito do protocolo de colaboração estabelecido entre a URAP e a Câmara Municipal do Barreiro.
-O almoço-convívio de comemoração do 41 aniversário da URAP realizou-se a 6 de Abril, em Lisboa.
- A URAP participou em Lisboa e no Porto nos desfiles das comemorações populares da Revolução de 25 de Abril.
- No âmbito da celebração da Revolução de Abril, realizaram-se 19 sessões em escolas, sobretudo na área da Grande Lisboa.
- A coordenadora da URAP participou, em Bruxelas, na conferência "Cidades e Nações para Lembrar", para assinalar o 80º aniversário do bombardeamento de Guernica.
- A 29 de Abril, os ex-presos políticos naturais de Mafra foram homenageados, na Casa da Cultura D. Pedro V, numa sessão promovida pelo núcleo de Mafra da URAP.
- No 1º de Maio, a URAP esteve presente na Alameda D. Afonso Henriques, com um stand para divulgação da sua actividade e venda de publicações, em particular do livro sobre o Forte de Peniche.
- A URAP protestou contra a detenção arbitrária do vereador da CDU na Câmara Municipal de Cascais Clemente Alves, no dia 2 de Maio, durante um protesto em São João do Estoril.
- O lançamento do livro "Forte de Peniche - Memória, resistência e luta", editado pela URAP, efecutou-se no 4 de Maio, na Sede da Fundação José Saramago.
- Realizaram-se, um pouco por todo o País (por exemplo e entre outros, Amora, Olhão, Beja, Évora, Montemor-o-Novo, Setúbal, Barreiro, Sacavém, Albufeira, Alhandra, Peniche e Porto), numerosas sessões de apresentação do livro, com a presença de ex-presos políticos e sempre muito concorridas.
- Nos dias 17 e 18 de Junho, a URAP realizou uma excursão à cidade do Porto para o projecto museológico "Do Heroísmo à Firmeza". Participaram 55 sócios e amigos na URAP, dos núcleos da Amadora, Algueirão-Mem Martins, Cacém, Queluz e Lisboa.
- Na Casa do Alentejo, por iniciativa da URAP, realizou-se em Maio um almoço-convívio de ex membros do Movimento da Juventude Trabalhadora (MJT).
- Nos dias, 1, 2 e 3 de Setembro, a URAP esteve presente no Pavilhão do Livro da Festa do Avante!, tendo sido realizada uma sessão de apresentação do livro "Forte de Peniche, Memória, Resistência e Luta", no dia 2.
- No dia 9 de Setembro, foi inaugurado no Forte de Peniche o Monumento de Homenagem aos Presos Políticos, da autoria do escultor José Aurélio. O monumento foi da iniciativa da URAP e da Câmara Municipal de Peniche.
- A URAP e o Museu do Aljube promoveram, no dia 11 de Outubro, uma sessão de homenagem a Alexandre Cabral, por ocasião do centenário do seu nascimento.
- A 28 de Outubro, na Fortaleza de Peniche, foi apresentada a 3ª edição do livro, revista e aumentada.
- O Centenário da Revolução de Outubro foi comemorado pela URAP com uma sessão pública subordinada ao tema "A Revolução de Outubro e as suas repercussões em Portugal", que decorreu na Casa do Alentejo, em Lisboa, dia 30 de Novembro.
aprovado na Assembleia-geral de 24 de MArço de 2018