O fortalecimento orgânico da URAP, consubstanciado no reforço da actividade dos núcleos e na participação dos sócios, bem como a criação de novos núcleos, esteve na origem da realização de uma reunião do núcleo de Almada, dia 3 de Abril.
A sessão foi dirigida por Manuel Custódio, do núcleo, e encontravam-se na mesa os membros da Direcção Ana Pato e Carlos Mateus, que fizeram com os presentes um balanço e a programação da actividade.
Os intervenientes debruçaram-se sobre a complexa situação política actual na qual a URAP situa a sua intervenção, marcada por uma profunda ofensiva ideológica; sobre o trabalho de informação que cabe à organização; sobre o seu papel no combate ao branqueamento do fascismo; e o seu trabalho, imprescindível, no esclarecimento e mobilização da juventude quando das idas às escolas.
O núcleo de Almada, inserindo-se na actividade geral da URAP, participará, nomeadamente, dia 27 de Abril, na homenagem à libertação dos presos em Caxias e Peniche, e organizará uma visita ao Museu do Aljube Liberdade e Resistência, dia 23 de Abril, para debater a importância da Constituição da República Portuguesa, aprovada dia 2 de Abril de 1976.
Os presentes abordaram a importância da participação nas comemorações populares do 48º aniversário do 25 de Abril, bem como na preparação das comemorações dos 50 anos em 2024.
A actividade editorial da URAP e a organização de sessões para apresentação e venda de livros foi igualmente tratada, entre outros assuntos de interesse para a organização.