A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) prestou homenagem, dia 28 de Abril, ao Capitão de Abril Diamantino Gertrudes da Silva (1943-2018), que promoveu a libertação dos presos da cadeia de Peniche, na Vila de Alvite, concelho de Moimenta da Beira.
Na presença de amigos e companheiros de luta procedeu-se à deposição de uma coroa de cravos vermelhos junto ao busto de Gertrudes da Silva e o homenageado foi recordado por António Vilarigues, em nome do núcleo de Viseu-Santa Comba Dão da URAP, e pelo presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo.
Na madrugada de 24 de Abril de 1974, Diamantino Gertrudes da Silva partiu do RI-14 em Viseu, comandando o grupo November (grupo insurrecional da Região Militar do Centro) com mais de 2.000 homens do RI 14 de Viseu (unidade onde estava), do RI 10 de Aveiro, e duas unidades militares da Figueira da Foz, com a missão de salvaguardar as vidas dos presos políticos no Forte de Peniche e promover a sua libertação, antes de marchar sobre Lisboa.
O homenageado foi o melhor classificado do seu curso e de todos os cursos de outras armas que saíram da Academia Militar em 1966, quase 200 oficiais no total. Tal facto granjeou-lhe o respeito dos seus companheiros de armas e contribuiu para a integração no MFA (a que aderiu desde a primeira hora), de um número significativo de oficiais do exército.