A Tocha da Paz da FIR – Federação Internacional de Resistentes percorreu hoje 11 freguesias do Concelho de Almada, depois de ser recebida no Largo Luís de Camões, fronteiro à fachada principal dos Paços do Concelho, para assinalar os 70 anos do final da II Guerra Mundial.
Na cerimónia, a Tocha foi entregue simbolicamente por um grupo de crianças do infantário dos Trabalhadores da Câmara Municipal, que fizeram ainda a distribuição pelas pessoas presentes de "pombas da paz" desenhadas e construídas em cartolina branca, num formato que elas próprias conceberam.
Na ocasião, discursaram Marília Villaverde Cabral, coordenadora da URAP, e Joaquim Judas, presidente da Câmara Municipal de Almada. A encerrar as cerimónias da manhã, assistiu-se a uma curta actuação do Coro dos SMAS.
Em seguida, a Tocha da Paz percorreu as 11 freguesias do concelho de Almada: Cacilhas, Cova da Piedade, Laranjeiro, Feijó, Sobreda, Charneca da Caparica, Costa da Caparica, Trafaria, Caparica, Pragal e Almada.
Em cada freguesia visitada, os Embaixadores da Paz, representantes das instituições do concelho, receberam a Tocha vinda da anterior e transportaram-na até à Zona onde foi efectuada a passagem da chama da Paz.
Ao mesmo tempo eram largados pombos e balões.
À noite, realizou-se no Auditório Fernando Lopes-Graça, do Fórum Romeu Correia, um magnífico espectáculo de canções de Bertolt Brecht, com Teresa Gafeira e Luís Madureira, acompanhados ao piano por Francisco Sasseti.
Foi lido o Manifesto pela Paz, ao qual se associaram as várias entidades do Concelho, e intervieram ainda a coordenadora da URAP e o presidente da Câmara.
A primeira deslocação da tocha em Portugal ocorreu no Porto, a 29 de Janeiro, e seguirá agora para Lisboa, onde terminará a rota dia 12 de Fevereiro.
As comemorações do final da II Guerra Mundial já levaram a Tocha da Paz a vários países da Europa. O percurso iniciou-se na Bulgária, Macedónia, Hungria, Itália, Vaticano (tendo sido abençoada pelo Papa Francisco) e Israel.
O itinerário terminará em Berlim no mês de Maio e antes disso passará ainda por Espanha, Áustria, República Checa e Grécia.