MOÇÃO
aprovada a 7 de Março, no Encontro da URAP - “25 de Abril nas Escolas”
Vivemos tempos muito complexos e perigosos a nível internacional, num contexto de contínuo agravamento do clima de guerra, na Europa, como a que prossegue na Ucrânia ainda sem fim à vista, mas também em numerosos conflitos noutros pontos do globo.
Os Estados Unidos da América, com os seus aliados da NATO e da União Europeia, têm vindo a agravar as ameaças, a ingerência e a agressão contra países e povos, em total desrespeito pelo direito internacional e por tratados internacionais negociados e aprovados ao longo de anos, que unilateralmente a administração Trump vem abandonando. O panorama é desastroso. Veja-se:
Na Palestina, com o patrocínio dos Estados Unidos da América e a cumplicidade da União Europeia, o governo racista, xenófobo e fascista de Israel prossegue o extermínio do povo palestiniano e para além da completa destruição de Gaza, avança agora para a total ocupação da Cisjordânia, com o objetivo sionista da construção da Grande Israel.
Com o prosseguimento e reforço do criminoso bloqueio imposto pelos EUA a Cuba, que perdura há 64 anos, procurando derrotar pela destruição da economia e pela fome a revolução socialista e o heroico povo cubano. A ameaça de ataque a Cuba paira no ar.
Com o recente ataque terrorista dos EUA à Venezuela, com a captura do Presidente Nicolas Maduro e sua esposa, em total desrespeito pela soberania do país e pelo direito internacional, com o objetivo de se apoderar dos seus vastos recursos naturais.
Com as ameaças dos EUA à Colômbia, ao México e a quantos os que na América do Sul e Caribe, “quintal das traseiras” dos EUA, não se vergam aos seus ditames e apoiam a defesa da soberania dos povos irmãos. A sua arrogância foi ao ponto de até ameaçar ocupar a Gronelândia, território da Dinamarca, país da NATO.
Nos últimos dias num novo ataque dos EUA e Israel ao Irão, com o assassinato do seu líder, procurando criar condições, a pretexto do derrube do regime, impor um novo líder escolhido pela administração Trump. O governo português compactua com os EUA nesta agressão, através da utilização da Base das Lages, tal como ocorreu no ataque ao Iraque.
A recente guerra entre Afeganistão e Paquistão e o perigo de generalização do conflito em todo o médio oriente, e outros conflitos perduram sem solução à vista, como no Saara Ocidental, no Líbano, de novo atacado por Israel, e no Sudão.
Os participantes no Encontro da URAP - “25 de Abril nas Escolas”, realizado no dia 7 de Março de 2026, na Casa do Alentejo, afirmam que:
- É urgente defender a Paz, o direito internacional, a soberania e os direitos dos povos, causas essenciais para salvaguardar o presente e o futuro da Humanidade.
- Apelam à participação na Manifestação «Paz, Soberania e Solidariedade! Fim às ameaças e às agressões dos EUA!», no dia 14 de Março, às 15h00, em Lisboa e no Porto.
Lisboa, 7 de março de 2026



Inscreve-te e actualiza a tua quota